Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa autorizou na segunda-feira (21) a abertura de licitação para contratação de uma consultoria que fará o projeto técnico do Plano Metrópole Paraná Norte. O objetivo é elaborar uma estratégia de desenvolvimento integrado para os 15 municípios que constituem o núcleo central das regiões metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana. A autorização foi assinada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

As 15 cidades têm cerca de 2 milhões de habitantes e R$ 35 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB). “Esse é um projeto estratégico para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da região Norte do Paraná”, disse Richa. Indiretamente, lembrou o governador, os mais de 70 municípios destas três regiões metropolitanas também serão beneficiados.

A consultoria será contratada através de licitação pública com recursos de um financiamento contratado junto ao Banco Mundial. O projeto foi concebido pela Secretaria do Planejamento e já recebeu sinal verde do Banco Mundial, que enviou um técnico à região para colher informações socioeconômicas nos municípios.

Direção

A ideia é dar uma direção ao desenvolvimento das cidades, com ações articuladas de caráter econômico, social, urbano, ambiental e de infraestrutura. Com isso, será possível alavancar o crescimento socioeconômico da região de forma integrada e homogênea para os próximos 30 anos.

Além da região Norte, explicou Richa, o governo estadual também contratará uma consultoria para elaborar um projeto de desenvolvimento para os sete municípios litorâneos do Paraná. “Precisamos pensar de forma integrada para racionalizar os gastos públicos e avançarmos no desenvolvimento dessas importantes regiões do Estado”, afirmou o governador.

Potencializar

O secretário do Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, explicou que o prazo para que o projeto fique pronto é de 12 meses a partir do resultado da licitação. “Vamos olhar as vocações de cada cidade para traçar diretrizes e ações estratégicas para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Ele disse que o Plano da Metrópole Paraná Norte tem o propósito de potencializar de maneira planejada a pujança já comprovada do importante eixo formado por Londrina, Maringá e Apucarana. “É preciso pensar a região de forma integrada. Esse plano servirá para orientar as ações dos municípios para crescimento ordenado de toda região”, disse ele. “É preciso substituir a improvisação e as ações locais isoladas pelo planejamento”, afirmou.

O secretário citou a implantação do Trem Pé Vermelho, ferrovia de passageiros que ligará as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá, como exemplo de ações que podem contribuir para o desenvolvimento envolvendo transporte e logística.

Avaliação

A região de Apucarana tem 23 municípios que concentram uma população de 300 mil habitantes. O prefeito Beto Preto elogiou a proposta do Estado e disse que a criação de uma metrópole linear Norte é um sonho antigo da região. “A região de Maringá, Apucarana e Londrina formam um grande eixo de desenvolvimento. É importante um plano como esse para termos um direcionamento nas ações e políticas públicas”, afirmou.

O prefeito destacou as características econômicas da região e lembrou que Apucarana tem um grande potencial na área têxtil. “Nossa prioridade é agregar maior valor aos nossos produtos e fazer com que as riquezas fiquem na cidade, contribuindo para o crescimento regional”, afirmou.

O evento foi acompanhado do deputado federal Alex Canziani, além de prefeitos e integrantes do governo estadual.

AEN

#JornalUnião

Foto: Orlando Kissner / ANPr

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.