Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Comissão Plurisecretarial do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável - PDS Metrópole Paraná Norte- reuniu-se na sexta-feira (22), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com integrantes do Consórcio Cobrape-Urbtec, responsável pela metodologia.

Foram discutidas as ações da terceira fase, de elaboração de cenários e criação da visão de futuro para o conjunto dos 15 municípios contemplados com o estudo. O PDS tem conclusão prevista para o mês de outubro deste ano, oportunidade em que será apresentado à Região.

Técnicos das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Planejamento e Coordenação Geral, e Infraestrutura e Logística são responsáveis pelo acompanhamento e análise dos processos.

Os relatórios de cada etapa são apresentados aos técnicos da Comissão Plurisecretarial para análise e aprovação. “Fazemos as análises sob todos os aspectos que levam ao desenvolvimento sustentável e solicitamos correções que percebemos necessárias. Na sua conclusão, teremos um plano de ação e investimentos que darão, na sua execução, uma nova forma ao desenvolvimento da Região e um conceito diferenciado de planejamento”, explicou a arquiteta urbanista e representante da SEDU/Paranacidade na Comissão, Maria Inês Terbeck.

De acordo com a assessora da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral e gestora do Contrato, Sônia Maria dos Santos, a participação da sociedade civil organizada é uma das marcas do processo, por meio de audiências públicas e da apresentação das demandas e planos já elaborados. “A região é muito bem representada e tem instituições atuantes, o que acrescenta muita consistência ao processo. Ao final, teremos uma proposta para promover o desenvolvimento integrado e sob a ótica Regional. O foco será na Metrópole”, disse.

Documento final

A metodologia garante atenção às vocações e demandas dos municípios, observa as características econômicas, sociais, culturais e ambientais de cada local, além da infraestrutura existente. O documento final apresentará as propostas para o desenvolvimento sustentável, com indicação das prioridades regionais e locais, a construção de cenários e indicações para intervenções a curto, médio e longo prazo.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável Metrópole Paraná Norte envolve os municípios de Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.