Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Teve início ontem o mutirão de serviços públicos municipais no Conjunto Panissa, na região oeste. Das 9h às 17h, os moradores daquele bairro e do entorno estão recebendo diversos serviços, que também serão prestados hoje (24). Este é o segundo mutirão realizado pela Prefeitura de Londrina.

A intenção do prefeito Marcelo Belinati é que os mutirões sejam realizados semanalmente, começando pelos bairros que mais precisam de atenção do poder público. “O critério de escolha são as regiões que estão com maiores problemas como buracos nas ruas, bueiro entupido, iluminação danificada ou poda de árvore que não é feita há muito tempo. Estamos tentando tornar a Prefeitura mais próxima das pessoas, para que todos percebam a administração atuando naquilo que é um direito do cidadão. São pequenas ações que contribuem muito para a qualidade de vida das pessoas”, explicou o prefeito.

Segundo Marcelo, as atividades devem prosseguir até que se tenha normalizado os serviços. Por isso, serão prioridades das regiões dos distritos, dos conjuntos habitacionais e a periferia da cidade. No mutirão de hoje, os serviços englobaram os bairros Panissa, Maracanã, João Turquino e Columbia.

Para o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Moacir Sgarioni, além de ser um dever do poder público cuidar do Município, é importante realizar operações grandes como essa, porque é um trabalho de várias secretarias e órgãos. “O trabalho conjunto é importante, porque envolve as equipes em prol de um trabalho integrado, onde cada um desenvolve a sua parte, de forma colaborativa e eficiente, e apresenta resultados. Essa ação não é isolada. Ela faz parte de um contexto onde todos têm obrigações permanentes”, disse.

Estão sendo realizadas neste mutirão a poda de árvores, capina e roçagem, doação de mudas, limpeza de bueiros, manutenção da rede elétrica, além de atividades esportivas e de lazer para a população. Para isso, participam as secretarias municipais de Obras e Pavimentação, de Ambiente, de Assistência Social, de Defesa Social, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sercomtel Iluminação, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), além de órgãos estaduais como Sanepar, Copel, e Polícia Militar. A Ong E-Lixo participa com o recolhimento de descartes de eletroeletrônicos.

O morador do bairro, José Afonso da Costa, contou que fazia um ano que os moradores pediam pela capina e roçagem das praças do Conjunto Panissa e que esperavam as obras de reforma na Unidade Básica de Saúde do bairro. “Há mais de um ano o bairro estava sem capina, esquecido e hoje, graças a Deus, está sendo feito mais do que pedimos. A reforma do posto está caminhando muito bem e logo vamos poder voltar a usar, sem precisar pegar o ônibus para ir até o Tókio. E o mato está sendo cortado, estão trocando as lâmpadas da praça. Está ficando muito bom”, disse.

A moradora do Panissa, destacou que a operação do Município veio em boa hora para o bairro. “É muito bom ver o que está sendo feito aqui. Porque nosso bairro precisa de atenção. Acho que uma ação dessas poderia ter todo ano. Com a mudança do prefeito já estamos vendo a diferença.”

Além dos serviços prestados pelo Município, os moradores estão recebendo atenção de órgãos estaduais. A Sanepar levou equipes para inspeção da rede de água e esgoto, além de fazer a identificação de possíveis irregularidades em imóveis. A Copel realizou a manutenção da rede de alta tensão, e a Polícia Militar intensificou o patrulhamento pelas ruas do entorno.

Segundo o coordenador da Região Metropolitana de Londrina (COMEL), Marco Antonio Santi, a participação do governo do Estado em apoio ao Município é um pedido do governador Beto Richa. “A Comel é o braço direito do governador em Londrina e a determinação de Beto Richa é que haja uma integração entre o governo do Estado e as prefeituras, começando pela Prefeitura de Londrina. Essa parceria é muito importante para levar os serviços que temos disponíveis como a Copel, Sanepar, Secretaria de Saúde realizando a vacinação e a Secretaria de Educação. Todo mundo ganha com essa união, principalmente a população”, finalizou.

Serviços – Nos dois dias de mutirão, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), através da Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação, fica responsável por realizar serviços de manutenção viária com a Operação Tapa-Buracos, reperfilamento asfáltico, limpeza de bueiros, substituição de guias e tampas de bocas de lobo, limpeza de fundos de vale com máquinas, execução e recuperação de meio-fio, patrolamento e acerto com brita em vias não pavimentadas, e recuperação de base de pavimento. A Gerência de Iluminação Pública da SMOP programou a execução de melhorias na rede de baixa tensão.

Também começou a recuperação da contenção de pista sobre bueiro localizado na Avenida Soiti Taruma. No final do ano passado, o bueiro foi danificado, afetando o trecho no sentido bairro-centro. A previsão é de que a obra seja concluída em cerca de 60 dias, com recuperação do sistema de drenagem, pavimentação, entre outros. O trabalho está sendo executado por equipe própria da Prefeitura.

Durante o mutirão, a CMTU, por meio da Diretoria de Operações, está promovendo a limpeza e atividades de capina e roçagem de canteiros na Avenida Mario Saraiva da Fonseca com a PR-445, e Avenidas Vinicius de Moraes, Juvenal Pietraroia, Soiti Taruma; de área pública na Rua Maria Corrêa com a Avenida Juvenal Pietraroia; do fundo de vale localizado na Avenida Juvenal Pietraroia, e na João Marques de Nóbrega até Manoel Pedro Macedo, e da praça que fica na rua João Marques de Nóbrega até Manoel Pedro Macedo. Também serão realizados serviços de espetagem, varrição de vias e remoção de detritos.

Já a Diretoria de Trânsito da CMTU está realizando os serviços de sinalização viária e vertical, e a pintura de meio-fio em branco. A Diretoria de Transportes está  revitalizando os pontos de ônibus. A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, reforçou o patrulhamento nos bairros onde acontecem as ações, para que seja fortalecido um vínculo de confiança entre a instituição e a comunidade. O patrulhamento de viaturas ocorre com carro e moto.

Também foi levado o ônibus do programa “Crack, é possível vencer”, que ficou na praça do Jardim Maracanã, com atendimento e orientações para a comunidade. Os agentes da Guarda Municipal também estão à disposição para sensibilizar a população sobre o programa Patrulha Maria da Penha, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher.

Haverá ainda palestra com o coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, na Escola Municipal Ruth Ferreira de Souza, sobre evacuação e prevenção de incêndios. A unidade fica na Rua Camilo Simões, 326, no Parque Universidade.

A Ouvidoria-Geral do Município também participa do mutirão, com plantão de atendimento para a comunidade. Uma equipe do Departamento Social da Cohab fará orientação e esclarecimento sobre os programas habitacionais existentes no Município. A Sercomtel Iluminação fará troca de lâmpadas viárias e de ornamentação em áreas públicas.

A FEL levará para a comunidade atividades esportivas e de lazer, como mini-vôlei e mini-futebol. Já a Sema irá realizar poda e erradicação de árvores comprometidas, plantio e doação de mudas de ipê branco, ipê amarelo, oiti, escova de garrafa, resedás e manacá. A Sema também irá executar controle de cupim e formigas, além de roçagem em prédios públicos da região, como escolas municipais, UBSs, entre outros.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.