Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O novo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, que assumiu o cargo na ultima quinta-feira (08), no lugar de Caetano de Paula, colocou como eixos principais para a política ambiental do Paraná a transversalidade, a participação social, a integração e o fortalecimento de parcerias.

"Vamos trabalhar para garantir a proteção do nosso patrimônio natural e das boas práticas ambientais”, afirmou Soavinski na solenidade de transmissão de cargo, em Curitiba.

Segundo ele, os setores produtivos terão na Secretaria do Meio Ambiente parceiros para auxiliar no desenvolvimento sustentável. “Esta política de atração de investimentos, feita com responsabilidade e segurança jurídica e respeito ao meio ambiente, deve continuar", declarou.

O secretário destacou a importância da continuidade de ações de sucesso já desenvolvidas pela Secretaria e suas autarquias: Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Águas do Paraná, Instituto de terras Cartografia e Geociências (ITCG) e Mineropar, autarquia recém incorporada ao Sistema SEMA. "São iniciativas que merecem o nosso respeito e apoio", afirmou Soavinski.

Técnico experiente na área de conservação da natureza, o secretário disse que atuará fortemente na consolidação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação.

Ele disse que as ações serão voltadas à ampliação e regularização das terras dos Parques (cerca de 40% das áreas dos Parques Estaduais ainda precisam ser regularizadas). “Também apoiaremos a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), com incentivos financeiros para a sua implementação como, por exemplo, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)", enfatizou Soavinski. Ele reforçou ainda a importância do incentivo à educação ambiental, ao ecoturismo e ao lazer nas Unidades de Conservação.

Na solenidade, a vice-governadora Cida Borghetti destacou a capacidade técnica de Soavinski e a sua trajetória na área ambiental, critérios que influenciaram a decisão do governador Beto Richa e dela na escolha do novo secretário.

"O Paraná terá como secretário do Meio Ambiente um dos técnicos em conservação da natureza mais preparados do Brasil. O Ricardo volta ao seu Estado com a missão de contribuir para que o Paraná avance e possa ser melhor", declarou a vice-governadora.

Participaram da solenidade de transmissão de cargo representantes de Organizações Não Governamentais ligadas ao meio ambiente, promotores de meio ambiente, deputados estaduais e federais, secretários de estado, presidentes de autarquias, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas do Paraná, ITCG, Mineropar, Sanepar, Copel, Simepar, Polícia Ambiental e outros.

Trajetória

Nascido em Maringá, em 1963, Ricardo é oceanógrafo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo federal.

Sua atuação sempre foi voltada à pesquisa e conservação da natureza, tendo trabalhado em várias regiões do Brasil. Coordenou programas e projetos no Ibama, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio em cooperação com organismos internacionais. Entre os cargos em que ocupou ao longo de sua carreira, destacam-se o de diretor de Ecossistemas do Ibama, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente e diretor de Unidades de Conservação do ICMBio.

Ceres Battistelli/Asimp

#JornalUnião

Foto Jonas Oliveira/AENPr

Foto: José Fernando Ogura / ANPr

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.