Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa esteve na terça-feira (28) com os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Reinaldo Azambuja, do Mato Grosso do Sul, para discutir assuntos que serão apresentados à presidente Dilma Rousseff em reunião que acontece hoje (30). Os governadores querem mostrar que os estados e municípios brasileiros estão sobrecarregados com a queda de arrecadação e com a concentração excessiva de recursos no governo federal.

“Vamos deixar claro que os governos não aguentam mais a sobrecarga de responsabilidades que, historicamente, é repassada para os Estados sem a devida compensação financeira”, disse Richa.

A presidente convocou os 27 governadores para discutir em Brasília um Pacto pela Governabilidade. “Atualmente, há uma extravagante concentração de recursos em Brasília, enquanto os governadores e prefeitos estão de joelhos e com o pires nas mãos. Parece que eles querem as administrações estaduais e municipais fragilizadas e dependentes da administração central”, disse Richa.

Ele confirmou presença na reunião e afirmou que estará à disposição para buscar um entendimento para o País superar a crise econômica e voltar a crescer.

O encontro dos três governadores ocorreu em São Paulo depois de participarem da abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Alckmin afirmou que os governadores abordarão alternativas para superar a crise nacional reunião com Dilma. “Esperamos discutir propostas para evitar o desemprego. A disposição é preservar empregos nesse momento grave de retração da economia. Vamos trabalhar no sentido de preservar o trabalho para que as pessoas nãos sejam sacrificadas”, disse.

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, defendeu uma distribuição mais igualitária dos recursos. Ele afirmou que os estados não podem mais arcar sozinho com as contas.

“Somos sacrificados com o ajuste que impacta diretamente os estados. Essa pauta em comum é importante para criar um ambiente favorável para voltar o crescimento do Brasil.”

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.