Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) produzirão, em conjunto, medicamentos básicos, de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida vai atender demandas do Ministério da Saúde e também do estado do Paraná.

O acordo de cooperação técnica para instalação do Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed) foi assinado ontem (8) pelo governador Beto Richa, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, e o reitor em exercício da UEPG, Flávio Guimarães Kalinowski. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto também participou da solenidade.

“As sete universidades estaduais estão hoje participando do desenvolvimento regional como centros irradiadores de conhecimento, aproveitando a vocação de cada região do Estado”, afirmou o governador. “O Lapmed é mais um grande avanço, uma parceria que trará benefícios à população”, disse Richa.

Medicamentos
 
A parceria para a implantação do Lapmed foi possível com o ingresso do Tecpar na área de produção de medicamentos. As duas primeiras linhas de produção – sólidos e semi-sólidos – deverão entrar em funcionamento até o final de 2014.

O Laboratório de Produção de Medicamentos será implantado na UEPG. “É um novo espaço de um instituto qualificado dentro do campus da UEPG, que vai aproveitar, ampliar e modernizar uma estrutura já existente, partilhando conhecimento com o meio acadêmico e contribuindo com a formação dos alunos do curso de Farmácia e Bioquímica”, afirmou o secretário João Carlos Gomes.

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores possibilitará a transferência de tecnologias com futuros parceiros privados, geração de emprego e de renda. “Isso representa a transferência da tecnologia do Tecpar para a produção de medicamentos de alto custo, atendendo uma demanda importante da saúde pública”, afirmou Júlio Félix.

Além da instalação de um novo campus do Tecpar, o órgão está incorporando a estrutura e equipamentos do laboratório farmacêutico existente na universidade. Para o reitor em exercício da UEPG, o estágio para os alunos do curso de Farmácia no Lapmed contribuirá para elevar a capacitação dos novos profissionais. “Isso se refletirá na cura dos pacientes que precisam do medicamento”, disse ele. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, lembrou que o Paraná sai à frente na produção de medicamentos de alto custo e de impacto para a saúde pública.

A estagiária do curso de Farmácia da UEPG, Luana Sovaszen, aprovou a iniciativa da parceria. “Nós vamos conseguir colocar em prática o que aprendemos em todos os anos da faculdade e estaremos mais preparados para o mercado de trabalho”, disse.

Também participaram do evento o responsável pelo Laboratório de Produção de Medicamentos da UEPG, Sinvaldo Baglie; os deputados estaduais Plauto Miró Guimarães e Duílio Genário, além de representantes da comunidade acadêmica da UEPG e do Tecpar.
 
AEN
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.