Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ex-deputado federal Abelardo Lupion assumiu nesta quinta-feira (5) a presidência da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A posse foi dada pelo governador Beto Richa, em solenidade no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba. Richa ressaltou que o novo presidente continuará com a meta de atender com programas habitacionais famílias paranaenses das áreas urbanas e rurais.

“Na primeira gestão fizemos uma revolução habitacional no Estado, nas áreas urbanas e rural, além de regularização fundiária e titulação na área urbana”, afirmou o governador. “E o trabalho não para. Com características da competência e determinação, Lupion dará continuidade a uma gestão de resultados frente à Cohapar”, ressaltou.

O novo presidente da Companhia afirmou que dará continuidade à política habitacional do governo Richa. “O Paraná se destacou nacionalmente na construção de casas populares e nosso compromisso é fazer grandes realizações nesta área. Temos em mente que vamos enfrentar um momento econômico difícil, com a situação nacional, mas iremos trabalhar para dar conta do recado”, afirmou Lupion. “Vamos atuar com transparência e respeito aos cidadãos que precisam de sua habitação e também aos funcionários da Cohapar. A determinação do governador é que todos aqueles que precisam da casa própria tenham a oportunidade de desfrutar desse sonho”, completou.

Municípios

Beto Richa ressaltou que todos os 399 municípios paranaenses foram contemplados com as políticas de habitação na última gestão. Esse trabalho é reconhecido pelas prefeituras. O prefeito de Londrina, Alexandre Kireef, destacou a importância do projeto habitacional. “A parceria com o governo estadual foi de extrema importância para os municípios do interior, que puderam atender seus cidadãos com a política da casa própria. Tenho certeza de que a Cohapar será ainda melhor com a gestão de Lupion, que é um homem sério e que conhece o Paraná”, disse Kireef.

Presenças

A solenidade teve a presença do senador de Goiás, Ronaldo Caiado; do deputado federal do Rio Grande do Sul, Ônix Lorenzoni; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do ex-governador Orlando Pessuti.

Também participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários estaduais da Educação, Fernando Xavier; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; da Comunicação, Marcelo Cattani; do Planejamento, Silvio Barros; da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa.

Presentes, também, os deputados federais Luiz Carlos Hauly, Ricardo Barros e Alex Canziani; os deputados estaduais Pedro Lupion, Guto Silva, Marcio Nunes, Nelson Justus, Plauto Miró e Elio Rusch; o presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette, e os prefeitos de Goioerê, Beto Costa; de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; de Santo Antônio da Platina, Pedro de Oliveira; e de Apucarana, Beto Preto.

Trajetória

Abelardo Luiz Lupion Mello é paranaense de Curitiba. É formado em Contabilidade e Direito pela Universidade Mackenzie de São Paulo, em 1972. Cumpriu seis mandatos diretos na Câmara dos Deputados e, por 18 anos consecutivos, esteve entre os “Cem Cabeças do Congresso Nacional”.

É empresário do ramo agropecuário e imobiliário. Lupion foi presidente do Grupo Parlamentar Brasil Índia, ex-presidente das comissões de Agricultura e Segurança Pública da Câmara dos Deputados; e ex-vice-presidente da frente Parlamentar da Pesquisa.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.