Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A missão internacional liderada pelo governador Beto Richa iniciou nesta segunda-feira (19) os compromissos na Rússia. Na primeira agenda naquele país, Richa e a comitiva paranaense se reuniram com a diretoria da Gazprom, a maior produtora e uma das principais exportadoras de gás natural do mundo. 

O governador apresentou ao chefe da superintendência de realizações de projetos internacionais de integrados da Gazprom, Rustam Bekkiev, uma proposta da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a construção, em parceria, de usinas térmicas a gás no Paraná. Também foi feita consulta sobre a viabilidade de a empresa fornecer gás natural liquefeito (GNL) ao Estado. 

“Mesmo sendo considerado um estado desenvolvido e com uma economia sólida, decidimos que chegou a hora de diversificar e dinamizar a economia do Paraná. A segurança energética é fundamental neste processo”, afirmou Richa. “A demanda atual por gás natural é maior do que a disponibilidade atual do produto no Estado. É necessário o acesso a gás de qualidade, a preços acessíveis. O estreitamento das relações entre a Copel e a Gazprom poderá contribuir com a concretização de nosso plano estratégico do gás natural”, destacou o governador. 

PLANO ESTRATÉGICO – O Governo do Paraná e a Copel elaboraram um plano estratégico de GNL, que prevê a ampliação das instalações da Usina Elétrica a Gás de Araucária, com o projeto UEGA II (com potência de 373 MW), a implantação de uma usina a gás natural no Litoral do Estado (potência total de 1,2 mil MW), a construção de um gasoduto entre o Litoral paranaense e a Região Metropolitana de Curitiba, a criação de infraestrutura para ampliação do mercado de gás natural e sua interiorização, e a implantação de um terminal de GNL no Litoral, com unidade de regaseificação para 10 milhões de metros cúbicos por dia. 

“Nos últimos anos, a matriz energética brasileira evoluiu de um modelo basicamente hidráulico para o hidrotérmico. O gás natural é uma alternativa importante na geração térmica, com menor impacto ambiental”, afirmou o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, que integra a comitiva paranaense e esteve na Gazprom. 

Richa explicou que hoje no Paraná são consumidos cerca de 3,6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, levando em conta a produção da Usina Elétrica a Gás de Araucária e o mercado da Companhia de Gás do Paraná (Compagas). Além do projeto de expansão em termoeletricidade da Copel, o potencial de crescimento do mercado secundário da Compagas, que tem a Copel como principal acionista, é extremamente significativo. 

FINANCIAMENTO – O governador Beto Richa também esteve nesta segunda-feira na sede do Vnesh Econom Bank (VEB), o banco de desenvolvimento da Rússia. Richa negociou com a diretoria do banco a possibilidade de um financiamento para obras de infraestrutura no Estado.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.