Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (23), do vice-governador Flávio Arns e da secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, o anteprojeto de lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná. A proposta será analisada por Richa, que a encaminhará à Assembleia Legislativa.

A proposta foi discutida e aprovada em nove audiências públicas, realizadas em todas as regiões do Estado, e uma videoconferência, com envio de sugestões da sociedade. "O Paraná avança mais uma vez ao apresentar o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que é fruto de um amplo debate com a sociedade", afirmou Beto Richa.

Os debates foram articulados pelo vice-governador, Flávio Arns, em conjunto com a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O debate foi acompanhado pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COED), que aprovou o texto do anteprojeto assinado pelo governador.

“O Estatuto aborda diretrizes importantes de todas as áreas da cidadania”, afirmou Flávio Arns. “É uma grande conquista para este segmento da sociedade”, ressalta o vice-governador.

A secretária estadual da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, explica que, além dos debates com a sociedade paranaense, a proposta do estatuto incorpora, também, experiências do Ministério Público e dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

“A estrutura do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná segue as mesmas normas e orientações da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU”, diz a secretária. 

“É a primeira vez que se tem uma visão sistêmica dos direitos da pessoa com deficiência, o que facilita a aplicação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das pessoas”, afirma Maria Tereza.

Sem o estatuto, o segmento possui normas esparsas e fragmentadas, dificultando à pessoa com deficiência ter acesso aos seus direitos. “O estatuto visa assegurar os direitos, mantendo o Conselho Estadual, o qual terá, inclusive, aumento no número de vagas. Além disso, prevê a criação do Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência.

O anteprojeto de lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência possui 11 capítulos, 263 artigos e 108 páginas, abrangendo todas as dimensões dos direitos da pessoa com deficiência, na sociedade, no mercado de trabalho, na acessibilidade, no acesso às políticas de saúde e educação. 

Agência de Noticias PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.