Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa participou, na quinta-feira (09), em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, do encontro com prefeitos e produtores de leite e café da região. Beto Richa entregou equipamentos agrícolas e resfriadores de leite aos produtores de 24 municípios da região e assinou contrato para armazenagem de café. O encontro foi no Centro de Eventos de Jacarezinho, com a presença do prefeito Sérgio Farias e prefeitos dos demais municípios.

No projeto de apoio à pecuária leiteira do Norte Pioneiro estão sendo investidos R$ 3,67 milhões na compra de equipamentos e treinamentos de produtores e técnicos. O objetivo é melhorar a qualidade do leite e a produtividade nas pequenas propriedades e ampliar a participação da região na produção estadual que é, atualmente, de 5%. 

O governador disse que o Governo do Estado tem um conjunto de programas para apoiar e fortalecer os pequenos e médios produtores paranaenses e que a entrega dos equipamentos também visa ampliar a participação do Norte Pioneiro na produção estadual de leite. “Com mais tecnologia e capacitação é perfeitamente possível atingir essa meta. O Norte Pioneiro foi um portal do desenvolvimento do Paraná, ficou esquecido por muitos anos e estamos agora recuperando o seu papel importante no Estado”, afirmou Richa. 

24 municípios

Os recursos para a aquisição dos equipamentos são de emendas parlamentares do ex-deputado federal Abelardo Lupion, com contrapartida do Governo do Paraná. As emendas resultaram em convênio entre a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e o Ministério da Agricultura, que está executando o projeto “Apoio à Pecuária Leiteira na Agricultura Familiar no Norte Pioneiro. 

O projeto beneficia de 24 municípios da região: Abatiá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mayrink, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santo Antonio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz. 

oram repassados 22 carretas basculantes, 15 tratores, 25 resfriadores de leite com capacidade de 1.000 litros cada um, distribuidor de esterco, nove grades aradoras, 20 ensiladeiras e 20 distribuidores de fertilizante. 

“A pecuária leiteira tem um futuro promissor no Norte Pioneiro e estes equipamentos vão melhorar a produção do campo”, disse o prefeito Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Farias. “Se não tiver alimentação de qualidade, sanidade e manejo adequado, não haverá produção de leite. Estas técnicas podem duplicar a produção por animal e os equipamentos trarão um grande progresso nesta área. O governador quando vem ao Norte Pioneiro só traz boas notícias”, afirmou ele. 

O prefeito de Wenceslau Braz e presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, elogiou a iniciativa do governo estadual em fomentar a pecuária leiteira e garantir aos pequenos produtores acesso a novas tecnologias. “É muito importante ter esse tipo de programa, que ajuda a diversificar a produção e amplia a renda do produtor. O leite ajuda a agregar valor e melhorar a vida no campo”, disse. 

Evolução

O repasse de equipamentos é uma forma de apoiar grupos de pequenos pequenos agricultores, que têm dificuldade para comprar equipamentos individualmente, segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. 

Ele explicou que o Paraná ruma para ser o segundo maior produtor de leite no Brasil. No último ano, foram produzidos mais de 4,6 bilhões de litros. São mais de 115 mil produtores. 
Todas as regiões as regiões do Estado estão ampliando a produção, em especial o Oeste e Sudoeste. “Procuramos estimular outras regiões, como é o caso do Norte Pioneiro, que tem tradição, mas que será melhor com qualificação dos produtores e investimento em animais com mais aptidão leiteira”, disse Ortigara. 

Leite garante renda mensal e fortalece produtores, dizem prefeitos 

O prefeito de Jaboti, Vanderley de Siqueira, disse que seu município é pequeno e agrícola. “O investimento é muito importante, principalmente para os pequenos municípios”, disse ele. Jaboti, segundo ele, é um dos maiores produtores de morango do Paraná e quer também desenvolver a pecuária leiteira. 

Para o prefeito Roberto Regazzo, de Ibaiti, as ações para reforçar a pecuária leiteira são importantes para manter os jovens no campo. Com 30 mil habitantes, o município é dependente da produção de café, cenário que tem mudado com o fortalecimento da cadeia do leite. “O leite dá o retorno mensal, o que melhora a condição financeira dos produtores”, disse o prefeito. Em dois anos, a produção de leite em Ibaiti passou de 18 mil litros por ano para 48 mil litros por ano. 

Em Ribeirão Claro, contou o prefeito Geraldo Maurício Araújo, são produzidos cerca de 8 mil litros de leite por ano. “É uma das poucas atividades que dá ao produtor renda mensal. O apoio do estado com a renovação do maquinário para recuperação de estradas rurais é fundamental para os pequenos municípios”, disse Araújo. 

Contrato armazém para a associação de cafés especiais do norte pioneiro

O governador Beto Richa também assinou o contrato de parte de um barracão do antigo Instituto Brasileiro do Café, e que é admistrado pela Companhia de Desenvolvimento da Agroppecuária do Paraná (Codapar) para a Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp). 

Trata-se de um barracão de 10 mil metros quadrados, cedido pelo governo federal para ser administrado pelo governo do Paraná. O contrato que está sendo assinado prevê o repasse de uma área de 1.500 metros quadrados que passará por reforma sob a responsabilidade da Acenpp. 

Com essa reforma, a Acenpp pretende se credenciar junto à Conab para armazenar café do Norte Pioneiro, que é a maior produtora de cafés especiais do Paraná. 

Convênio para programa de mestrado e ensino para professores da educação básica 

No encontro com o governador Beto Richa, a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) firmaram carta de intenção para colaboração para um programa de mestrado e ensino, voltado para professores que atuam na educação básica. O objetivo é promover a qualidade da educação na região. 
O convênio foi assinado pelo presidente da Amunorp, Athayde Ferreira dos Santos, que é prefeito de Wenceslau Braz, e a reitoria da Uenp, professora Fátima Padoan.

AEN

#JornalUnião

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.