Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa e o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, lançaram ontem (7), em Curitiba, o Paraná Smart Grid, o mais avançado projeto-piloto de redes inteligentes de energia elétrica do Brasil. O projeto piloto, que alcança três bairros da capital, combina uma série de inovações tecnológicas que vão reduzir o número e o tempo dos desligamentos na rede elétrica, medir o consumo de energia, água e gás à distância, descentralizar a geração de energia e servir de vitrine a várias aplicações que antecipam o futuro da infraestrutura energética nas cidades.

O lançamento foi na sede da Copel do Mossunguê, onde está instalado um showroom na para exibir o funcionamento do projeto ao público. Aberto para visitação de grupos de escolas, universidades e empresas, a estrutura estará conectada em tempo real à rede inteligente para exibir, de modo didático, seu funcionamento e quais os benefícios para a população e para o sistema elétrico.

O governador Beto Richa afirmou que, com a iniciativa, a Copel mais uma vez sai à frente das demais companhias de energia do país e demonstra a qualidade seus gestores. “Com a medição descentralizada, o consumidor e os nossos funcionários podem ter maior confiabilidade no serviço”, completou. Richa também afirmou, que os projetos inovadores desenvolvidos pelas estatais, além de beneficiarem a população, ajudam a trazer investimentos para o estado. “Temos resgatada a confiança das empresas no Estado, porque elas percebem que aqui investimos em infraestrutura, como é o caso da energia, que sempre trazem alternativas inovadoras para o mercado”, ressaltou Richa.

"Com este projeto-piloto, a Copel oferece uma grande contribuição para o desenvolvimento e implantação das redes inteligentes de energia, que reduzirão drasticamente as interrupções do fornecimento e vão possibilitar que qualquerpessoa se transforme em um microgerador de energia", afirmou o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

"Após transformar o Paraná no primeiro Estado digital do Brasil, ao levar fibra óptica a todos os seus municípios, a Copel sai de novo na frente, revolucionando o modo como os consumidores se relacionam com a eletricidade", disse Zimmer.

Smart Energy Paraná
 
O Paraná Smart Grid integra o programa Smart Energy Paraná, criado pelo Governo do Estado em setembro do ano passado para incentivar a geração distribuída por fontes renováveis. O projeto será apresentado na Conferência Internacional de Energias Inteligentes, realizado em Curitiba, a partir desta quarta-feira e até sexta -feira, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

A automação completa da rede elétrica, que dispensa a interferência humana para isolar trechos sem luz, é um dos objetivos mais ambiciosos do projeto da Copel. “Nosso smart grid pretende alcançar um nível de automatização da rede elétrica em que o monitoramento, a identificação e a transmissão de informações que permitem a reconfiguração da rede após uma interrupção no fornecimento possam ser realizados pelo próprio sistema”, explica o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe. “Com isso, a população tem muito a ganhar no que se refere à qualidade do fornecimento de energia e à redução do número de interrupções no sistema”.

Medição à distância
 
Outro grande diferencial do projeto da Copel será a medição à distância de água, luz e gás utilizando um mesmo canal de comunicação. Desenvolvida na própria empresa, a solução não apenas dará maior agilidade à realização das leituras – reduzindo os custos de operação que oneram as tarifas desses serviços – mas também permitirá monitorar a qualidade do fornecimento e localizar de modo preciso pontos de perdas. “Aproveitaremos a convergência estratégica da Copel, Sanepar e Compagas, controladas pelo Governo do Estado, para efetivar um procedimento de controle e medição compartilhado sem igual no mundo”, explica Daleffe.

Projeto-piloto
 
Para a implementação do projeto-piloto, a Copel selecionou uma área com 10 mil unidades consumidoras localizadas nos bairros Bigorrilho, Campina do Siqueira e Mossunguê, e que inclui os prédios do Centro de Operação da Geração e Transmissão (COGT) e do polo operacional da empresa no Mossunguê. A definição da área deveu-se à grande densidade populacional do trecho, com presença amostral de todos os segmentos de consumidores de energia. “Nosso objetivo será testar essa tecnologia para estendê-la, em um segundo momento, a outras regiões da capital e do Estado”, ressalta o presidente da Copel Distribuição.

Além da automação da rede e telemedição de energia, água e gás, o projeto também inclui microgeração distribuída por fontes solares e eólicas e testes de conceito que abrangem desde a automação predial até a integração à rede inteligente de eletropostos para carros, bicicletas e ônibus elétricos.
 
AEN
 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.