Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa sancionou na tarde de ontem (6) a Lei nº 18.451/2015, que cria o programa Nota Fiscal Paranaense - de estímulo à cidadania fiscal do Paraná. Proposto pelo governo estadual e aprovado no final de março pela Assembleia Legislativa, o programa tem o objetivo de incentivar os contribuintes que adquirem mercadorias, bem e serviços de transporte interestadual a exigir do fornecedor a entrega do documento fiscal hábil. O incentivo se dará mediante mediante retorno compensatório de impostos para os contribuintes e distribuição de prêmios.

O objetivo é ampliar a base de contribuintes e, por consequência, aumentar a arrecadação e reduzir a sonegação. “Essa é uma importante medida para melhorar a arrecadação e contribuir para que o Estado amplie a capacidade de investimentos. Temos certeza que o programa Nota Fiscal Paranaense será um sucesso, assim como ocorre em outros estados brasileiros”, disse o governador.

O programa prevê que o valor correspondente a até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que cada estabelecimento tenha efetivamente recolhido será distribuído como crédito entre os consumidores que adquiriram mercadorias, bens e serviços. O consumidor poderá solicitar que o valor do crédito seja depositado em conta corrente ou poupança de sua titularidade.

Outra opção para o cidadão é que ele poderá utilizar os créditos para reduzir o valor do débito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício seguinte.

Menos carga tributária

O secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, disse que a medida é extremamente importante para reduzir a inadimplência e a sonegação fiscal. “Vamos mobilizar o consumidor para solicitar, a cada compra, sua nota fiscal. Com isso estaremos propiciando uma redução da carga tributária individual, pois as pessoas pagarão menos, uma vez que receberão de volta 30% do imposto pago pela mercadoria", afirmou o secretário.

Ele explicou que o contribuinte deverá solicitar ao comerciante que registre o número do seu CPF na nota fiscal da sua compra. Quando o comerciante pagar o imposto referente aquela nota fiscal, 30% do que ele pagar será creditado no CPF registrado. O contribuinte terá, ainda, a oportunidade de participar de sorteios em dinheiro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.