Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento, realizado na última semana, contou com a participação de compradores do Panamá, Colômbia, Guatemala e Honduras, além de 23 industriais do polo moveleiro da região, destaque no segmento

O Sebrae/PR, em pareceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Centro Internacional de Negócios (CIN), realizou, na semana passada, mais de 170 encontros empresariais entre lojistas e atacadistas do Panamá, Colômbia, Guatemala e Honduras, e 23 indústrias que fazem parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Móveis de Arapongas e Região - sendo que 16 já atuam no mercado de exportação e cinco estão iniciando o processo de internacionalização.

Os encontros foram promovidos durante uma rodada internacional de negócios, na qual importadores e fabricantes tiveram um contato inicial para apresentar produtos, esclarecer dúvidas e conhecer as demandas dos clientes de outros países. A programação da rodada internacional contou ainda com visitas às fábricas, onde os compradores tiveram a oportunidade de conhecer in loco os produtos, os processos de produção e a capacidade produtiva do polo moveleiro de Arapongas. 

Para Julio Cesar Rodrigues, consultor do Sebrae/PR em Arapongas, a internacionalização dos negócios é uma estratégia para aumentar a competitividade das empresas de pequeno porte. “O comércio exterior é uma estratégia para prospectar novos clientes e promover o desenvolvimento sustentável dos negócios. As rodadas aproximam fornecedores e lojistas de outros países e mostram que as pequenas empresas também podem ingressar nesse mercado, desde que tenham produtos de qualidade e de alto valor agregado, como o design moderno, por exemplo. Basta dar o primeiro passo”, diz.

Essa foi a primeira vez que Gonzalo Gonzalez, da empresa panamenha Alta Cucine, veio para o Brasil, para conhecer o perfil das indústrias de móveis. Para ele, a rodada foi excelente. “Fiquei impressionado com a capacidade de produção e a qualidade das indústrias de Arapongas. Tive a oportunidade de conhecer fornecedores que eu não sabia que existiam.”

Victo Kawas, empresário de Honduras, já é ‘veterano’ no comércio exterior com as empresas brasileiras e importa mercadorias das indústrias de Bento do Sul, em Santa Catarina. Essa foi sua quinta visita ao Brasil, mas foi a primeira vez que o hondurenho viajou até Arapongas. “Conhecer as fábricas foi uma ‘escola’. Tivemos momentos de aprendizagem sobre o processo de fabricação e as rodadas foram muito bem organizadas. Foi uma experiência gratificante”, assinala.

O colombiano Andres Rios também acredita que a visita a Arapongas foi muito produtiva. “É um polo moveleiro eficiente, os produtos são diferenciados, têm bom design e grande variedade. Agora vamos analisar se os preços de adaptam a nossa realidade”, disse.

Para os fabricantes de móveis, a rodada de negócios também foi positiva. Akira Anami Junior, diretor comercial da Brisa Móveis, já atua no mercado de exportações há cerca de cinco anos e vende seus produtos para Bolívia, Paraguai, Chile e Peru. Conforme ele, um dos benefícios do comércio exterior é ampliar os nichos de mercado. “É mais um canal. Quando o comércio interno passa por adversidades, como as que estamos vivendo nesse momento, as exportações são uma forma compensar, de manter os pedidos e o faturamento”, avalia.

Outra vantagem apontada pelo diretor comercial diz respeito ao equilíbrio cambial. “Como importamos matéria-prima para a fabricação dos nossos produtos, estamos sujeitos à oscilação cambial. E quando exportamos também trabalhamos com o câmbio internacional, o que acaba equilibrando nosso fluxo de caixa”, conta Akira Junior.

Ele destaca ainda que as rodadas são muito importantes para expandir a atuação no comércio exterior. “O evento foi muito bem organizado e muito produtivo. Temos mais segurança em negociar com os novos clientes, porque sabemos que são confiáveis. Sozinhos, não teríamos condições de conhecê-los.”

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.