Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 26 de novembro, todas as equipes gestoras das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Rolândia, além de gerentes e assessores dos vários setores da Secretaria Municipal de Educação, participaram do “I Fórum de Gestão Pedagógica”. O evento organizado pela secretaria faz parte da formação continuada ofertada aos gestores e equipes pedagógicas, e visa contribuir para uma gestão de qualidade da educação das instituições municipais de ensino.

O encontro, que contou com aproximadamente 70 pessoas, foi conduzido pelo professor Nelson Posseti, que possui um extenso currículo voltado à formação docente. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho, com mestrado em Educação pela PUC, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad del Museo Social Argentino, atualmente o professor Nelson é diretor da Faculdade Iguaçu de Capanema-PR e presidente de sua mantenedora, o ISFACES, que é a responsável pela oferta dos cursos de pós-graduação em regime presencial nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo e também docente do ISFACES em várias disciplinas.

A diretora pedagógica, Silvia Unbehaun Püschel, fez uma retrospectiva de vários momentos já ocorridos em relação ao trabalho de formação e reflexão com a equipe gestora, entre eles: Curso de Gestores (Plano de Ação), em 2013; 1ª reunião administrativa, em janeiro de 2014; Avaliação Institucional – devolutiva e palestra com o professor Amauri Crozariolli, em agosto de 2014; Avaliação do Plano de Ação e organização dos ajustes para 2015; Avaliação dos Pedagogos pelos pares – que acontecerá em dezembro.

Na dinâmica do encontro, oito diretores fizeram parte da mesa e puderam explanar sobre alguma questões. Em seguida, Posseti fez pontuações de itens para a reflexão sobre uma gestão comprometida com a educação, a partir de uma gestão democrática e participativa.

Questões discutidas:

1. Quais foram às situações problema enfrentadas pela escola no decorrer do ano letivo de 2014 e que foram analisadas pelo colegiado de gestão, apresentadas propostas de solução, implementadas e que concorreram para a correção dos desvios constatados?

2. Para os novos pedagogos, enfim, para toda equipe, quais foram as maiores dificuldades enfrentadas neste ano letivo de 2014, e o que esperar quanto ao próximo ano, após as experiências acumuladas?

Segundo o professor Nelson Luiz Posseti, o Gestor Escolar desempenha múltiplas funções com vistas a atender diversas situações que dependem de sua ação gerencial.

No evento também esteve presente o prefeito Johnny Lemann, que aproveitou a oportunidade para relatar que a Educação é o carro chefe de sua gestão. “Rolândia serve de exemplo para outras cidades e que em muitos casos está a frente, como na proposta de realizar avaliações institucionais na rede municipal”. Para o prefeito, um gestor deve sempre estar aberto e buscar alternativas de superação aos problemas enfrentados. “Não se pode esperar, é preciso ter competência, iniciativa, criatividade e foco.”

Na avaliação da secretária de Educação, Rosane Benazi, o evento ocorreu em um momento especial para os gestores. “Tiveram oportunidade de expressar suas conquistas e suas preocupações e acima de tudo suas metas e ações para atingirem seus objetivos em relação à aprendizagem de nosso alunos.”

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.