Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Johnny Lehmann deu posse oficial à nova composição do Conselho Municipal de Cultura em audiência realizada na terça-feira 26. Presidido por Wagner Campos, o palhaço Vavá, da área de Cultura Popular, o novo Conselho – cujo mandato vai até meados de 2017 – é composto por Kelly Fernanda da Silva (Artes Cênicas), Edson Fernandes Massuci (Artesanato), Jeferson Pessoa (Grupos Folclóricos), Cintia Gomes (Etnias), Jan Flugel (Artes Visuais e Audiovisual), Claudemir Trevisan (Música) e Vanessa Wegner (Gastronomia).

Os suplentes de cada uma dessas áreas, respectivamente, são Ângela Gair, Amilton Silva, Ariadne Flugel, Alexandre Alves, Roland Kronenberg, Iashiro Imazu, Jorge Luiz Gomes e Célia Alvez Thamm. Os representantes do Poder Público e seus respectivos suplentes são: Margarida Hellbrugge e Nilce Jacinto Martins (Secretaria de Cultura), Daiane Fermino e Cássia Puzzi (Secretaria de Finanças) e Silvia Unbehaun Püschel e Izabel Gulzow (Secretaria de Educação).

Wagner Campos falou sobre os desafios para o seu mandato. “Vamos buscar recursos nas três esferas, municipal, estadual e federal, para divulgar e disseminar os projetos de todos os segmentos; buscar parcerias com empresas que mantêm projetos culturais, como o Banco do Brasil; e, independentemente de verbas, promover eventos que dependem mais da boa vontade e da participação dos artistas, como o Piquenique Cultural”, disse.

A terceira edição do Piquenique Cultural, segundo ele, vai acontecer em 21 de setembro, durante todo o dia, na Praça Castelo Branco, que terá exposições artísticas e vai abrigar também manifestações de dança, literatura, campeonatos de pipa e bets e de xadrez gigante, com tabuleiro e peças recentemente adquiridas pela prefeitura.

Wagner Campos elogiou a atuação de Margarida Hellbrugge à frente da Secretaria de Cultura. “Ela está sempre com a secretaria de portas abertas”, avaliou. “Fico feliz em ver as coisas acontecendo”, disse a secretária. “Nunca tivemos tantas apresentações, a preços acessíveis, como agora”, ela acrescentou, citando também parcerias como a do Festival de Música de Londrina.

O prefeito Johnny Lehmann afirmou que, apesar das dificuldades financeiras, a administração “conseguiu muita coisa” na área de Cultura nos últimos anos. “Com a criação do Fundo Municipal de Cultura, todos os setores passaram a conseguir desenvolver projetos que antes não conseguiam”, disse Lehmann. “E está em andamento a criação da Fundação Cultural do município, o que será um avanço muito grande.”

Os conselheiros aproveitaram a audiência com o prefeito para expor reivindicações. Amilton Silva, o Neno, da área de Cultura Popular, elogiou a construção da pista de skate na Vila Oliveira e disse que, naquele bairro, está faltando um palco para que possam ocorrer apresentações culturais. O prefeito acenou positivamente para o pleito.

Também foi reivindicado que o Poder Público altere a lei que estabelece repasse de recursos para o Fundo Municipal de Cultura, para que se defina um percentual fixo. Segundo os conselheiros, a legislação atual fala no repasse de até 1% da arrecadação da prefeitura, “o que deixa uma margem variável que impede que saibamos o volume de recursos disponível para bancar todos os projetos”.

Johnny Lehmann disse que fará o possível para que, até o final de seu mandato, em 2016, ele consiga estabelecer um percentual fixo. “E, pessoalmente, quero que seja o teto máximo, ou seja, o 1%”, afirmou o prefeito. Em 2012, o Fundo Municipal de Cultural recebeu R$ 180.459,15. Em 2013, o repasse subiu para R$ 202.174,60.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.