Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No dia 28 de agosto, através da articulação dos profissionais que compõem o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) do Programa Saúde na Escola (PSE), aproximadamente 15 agentes comunitários de saúde foram capacitados por profissionais da Secretaria Municipal da Educação para realizar o Teste de Snellen em alunos da rede municipal de ensino.

A parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde tem auxiliado a prevenção de várias doenças. As secretarias se uniram para capacitar profissionais da Secretaria de Saúde para que possam colaborar  de maneira  mais efetiva com as escolas municipais e CMEI’s de Rolândia.

Os profissionais da Secretaria de Saúde receberam o treinamento dos profissionais que atuam no Centro de Atendimento Especializado. Os participantes obtiveram também orientações de sinais que devem ser observados e encaminhados para consulta com médico oftalmologista. A capacitação contou com um momento prático no qual o teste de Snellen foi aplicado em alguns estudantes da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva.

Os testes de Snellen têm como objetivo avaliar a acuidade visual de uma pessoa e, para isso, utiliza a Tabela de Snellen, que recebeu esse nome em homenagem o oftalmologista holandês Herman Snellen, que a desenvolveu em 1862, e pode ser realizado por diferentes profissionais, desde que estes estejam devidamente capacitados.

Dora Consani, pedagoga responsável pelo Centro de Atendimento Especializado na Área de Deficiência Visual (CAEDV), diz que o teste sinaliza a acuidade visual. Se necessário, é feito então encaminhamento para médico oftalmologista, que verificará a necessidade ou não do uso de óculos. Dora salienta que existem ações concretas já  previstas, onde a parceria será fundamental para a obtenção dos resultados que as secretarias envolvidas se propuseram a alcançar.  O CAEDV funciona na Escola Municipal Dr. Vitório Franklin e atende alunos da rede municipal de ensino e a comunidade.

A capacitação que faz parte das ações desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e Educação de Rolândia pretende fortalecer cada vez mais o vínculo entre seus profissionais, com o intuito de que essas ações reflitam diretamente de forma positiva sobre as condições de saúde dos alunos e seu rendimento escolar.

A coordenadora de Saúde Bucal Karla Giovana Bavaresco Ulinski, integrante do GTI Municipal, ressalta a importância desta capacitação para os agentes comunitários de saúde, que, além de adquirir novos conhecimentos, ampliarão ainda mais sua atuação dentro da Atenção Primária à Saúde. Karla acredita que já no mês de setembro os agentes possam iniciar a programação para realizar, juntamente com a equipe da Secretaria da Educação, os testes na Escola Lauro Portugal Tavares, uma das escolas contempladas com as ações do PSE.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.