Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Buss Cardoso, recomenda aos moradores de Rolândia que nestes próximos meses, final de Novembro, Dezembro e Janeiro, que façam o uso racional de água.

"Nossos mananciais de abastecimento (Ribeirão Ema e Ribeirão Jaú) estão sentindo a forte estiagem. Pela primeira vez em décadas que a vazão do Ribeirão Ema não ultrapassa a barragem. Isso é preocupante", explica.

Conforme ele, o uso sem desperdício agora é fundamental para garantir o adequado abastecimento. "Estamos pensando para os próximos anos como serão as tratativas quanto a captação de água. Precisamos usar de forma racional a água. Deixar de varrer a rua com água, tomar banhos rápidos, enfim lembrar de quando abrir a torneira, que um dia poderá faltar água", argumenta.

A Secretaria de Meio Ambiente constantemente vem acompanhado a evolução da estiagem e tem dados concretos.

"Desde novembro de 2019 estamos percorrendo os dois mananciais. E é fato que muitas minas estão secando e devemos buscar uma nova opção de abastecimento para Rolândia e a Concessionária seja a Sanepar ou outra deverá dar essa opção urgente para Rolândia. Pois se formos esperar a água faltar para pensar em uma solução, teremos perdido um tempo valioso e causando desconforto em muitas pessoas. Pois a tendência de Rolândia é crescer e com isso o consumo normal também cresce", informa. O Secretário destaca que a falta de chuva regular ao longo desse ano e a incerteza de chuvas para os próximos dias e meses preocupam. "Vamos racionar para não faltar", resume.

NCPMR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios