Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o intuito de recuperar a trafegabilidade mínima em trechos críticos de estradas rurais em função da ocorrência de chuvas de grande intensidade, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e a EMATER, a pedido do Prefeito Dr. Francisconi após agenda com o Governador Beto Richa e via ofício da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vão disponibilizar aos municípios mais afetados, por meio de convênio, combustível para operar o maquinário.

Em Estado de Calamidade Pública, já reconhecido pelos governos estaduais e federais, Rolândia foi contemplada com 20 mil litros de diesel combustível em valor de R$ 60 mil. Muitas das estradas rurais são importantes vias e muitas vezes a única alternativa para o transporte da safra agrícola, principalmente leite e outros produtos perecíveis. Também, são ligações importantes da sede do município às comunidades de agricultores familiares que dependem de ter essa via em perfeita situação de trafegabilidade para o atendimento de suas necessidades básicas, como educação e saúde.

A Secretaria chegou a esse montante após considerar apenas serviços de patrola, pá carregadeira e caminhões de modo que estes serviços sejam ações rápidas para liberar a estrada e dar segurança de trafegabilidade à estrada. Não é para fazer ações mais complexas como drenagem, tubulações, entre outras. Como índice de rendimento técnico desta ação, a SEAB estima a utilização de 500 litros de óleo diesel por quilômetro, sem o uso de cascalho. Caso utilize pontualmente cascalho, esse índice sobe para 800 litros/Km.

O benefício concedido deve ser efetivado em até meados de março. Após a liberação, a cidade terá até seis meses para utilizar o diesel combustível.

Asimp/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.