Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos dias 4 e 5 de janeiro de 2018, o Departamento de Vigilância em Saúde, com apoio dos Agentes de Combate a Endemias, desenvolveram ações de busca ativa de escorpiões nas proximidades da Unidade Básica de Saúde do Jardim Nobre.

A busca foi realizada com base no Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde e consistiu em verificação completa dos quintais dos imóveis delimitados e orientação aos moradores.

Ao todo foram verificados 18 residências, sendo que nenhum escorpião foi localizado pelos agentes.

Lembando que nem todos os escorpiões são de interesse em saúde pública, como por exemplo o escorpião preto pequeno (Bothriurus sp.), comumente encontrado no município.

Por outro lado, o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um escorpião que pode causar acidentes graves, podendo até mesmo levar a óbito e, portanto é considerado um escorpião de interesse em saúde pública.

Moradores que encontrarem escorpiões em suas residências devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3906-1126.

As principais medidas que podem ser utilizadas para controle de escorpiões são:

1) Acondicionar bem o lixo e controlar a presença de baratas e outros insetos;

2) Manter quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de madeiras, entulhos, lixo pedras e tijolos, telhas etc;

3) Rebocar paredes e muros;

4) Vedar bem caixas de gordura e de passagem de fios;

5) Instalar tampas em pontos de luz e caixas de fiação e telar ralos.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.