Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em quatro anos, cidade viu o número de Microempreendedores Individuais (MEI) crescer quase 400%

Criada há quatro anos, a Sala do Empreendedor de Bandeirantes tornou-se referência no Norte Pioneiro. Neste período, a cidade viu o número de Microempreendedores Individuais (MEI) crescer quase 400%. Em 2013, o município contava com aproximadamente 300 MEIs. Até o mês de julho deste ano, o número já era de 1.460. Resultado de um trabalho consistente desenvolvido numa parceria entre a prefeitura e o Sebrae/PR.

A coordenadora da Sala do Empreendedor de Bandeirantes, Maria da Conceição Alves da Silva Cesco, conta que os números positivos se devem ao trabalho de orientação, informação e suporte aos empreendedores locais. Para se ter uma ideia, só no mês passado, a sala realizou 1.156 atendimentos. “Formalizar um pequeno negócio é simples e possível fazer de casa, mas o suporte para que o empreendedor permaneça e cresça no mercado é dado aqui”, argumenta.

O trabalho é feito por meio de consultorias, oficinas e cursos gratuitos promovidos em parceria com o Sebrae/PR. Conceição destaca a importância de a cidade ter um Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa atuante, além de outras parcerias importantes firmadas para atender as demandas de diferentes negócios. “Em 2014, por exemplo, desenvolvemos um trabalho com apicultores e promovemos capacitações com apoio do Senar”, cita. Segundo ela, as ações são voltadas para a valorização do empreendedor e desenvolvimento sustentável do município.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que a Sala do Empreendedor de Bandeirantes é a primeira do Norte Pioneiro a atingir o conceito de avançada na nova parametrização de conceitos de qualidade do Sebrae/PR. Por conta disso, outros municípios da região têm enviado representantes para visitar e se espelhar no modelo de trabalho desenvolvido na cidade. “A Sala do Empreendedor de Bandeirantes, além de possuir a maior quantidade de procedimentos realizados neste ano na região, quase 6 mil, desponta nos indicadores de qualidade”. Segundo ele, a sala tornou-se referência em atendimento ao MEI e já coleciona histórias de empreendedores de sucesso.

É o caso do empresário do ramo do transporte escolar, Sebastião Junior Lage Sartori, que começou na profissão como MEI e hoje já possui uma microempresa. Ele conta que, com o apoio da Sala do Empreendedor, conseguiu participar dos processos de licitação abertos pelo município. “Eles me ajudam com a documentação, a declaração de impostos, é como se fosse um escritório”, conta. O negócio cresceu tanto que, no ano passado, Sartori precisou fazer a transição para o Simples e já planeja contratar outro motorista para dar conta da demanda.

Há menos de um ano atuando no comércio de estofados, o empresário Allyson Guilherme Hansen também contou com o apoio da sala do empreendedor de Bandeirantes para buscar crédito e reestruturar a microempresa, que começou como MEI. Com o crédito aprovado da Fomento Paraná, Hansen e o sócio pretendem trocar o mobiliário do escritório e equipamentos para estruturar a loja. Mas os planos não param por aí. “Estamos estudando abrir um novo ponto”, adianta.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Bandeirantes, José Roberto Altizani, destaca a importância da participação do município no programa Cidade Empreendedora do Sebrae/PR. “Não temos muitos recursos, mas já temos um projeto para atender em outro espaço”, conta. Para ele, o sucesso do trabalho se deve ao comprometimento de toda equipe e do apoio dos parceiros. “Fico feliz quando chego a um restaurante e ouço do empresário que ele conseguiu triplicar o faturamento do negócio. É uma felicidade enorme”, comemora. O bom atendimento oferecido pela sala contribuiu para que o trabalho ganhasse credibilidade e a confiança dos empreendedores do município. “Queremos que a cidade cresça”, resume.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; facilitar a abertura de novas empresas; regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). O local oferece informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para MEI. Em Bandeirantes, a sala está localizada na Rua Frei Rafael Proner, 1547. Telefone: (43) 3542-4525. 

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.