Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 26 de fevereiro a 2 de março, o Sebrae/PR realizará a Semana da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor de  Rolândia, que opera dentro da Agência do Trabalhador/SINE. Nesse período, além do atendimento gratuito e focado no preenchimento correto daDeclaração Anual do Simples Nacional(DASN), a sala oferecerá um Seminário de Crédito, oficinas e consultorias especializadas nas áreas de Marketing, Finanças e Planejamento.O objetivo  é orientar os MEIs na entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI) referente a 2017. Para ficar em dia com as obrigações legais, todos os microempreendedores individuais devem informar o faturamento mensal da venda de mercadorias e serviços com ou sem nota fiscal. O MEI que atrasar ou não realizar a DASN estará sujeito a juros e multa e pode ter alguns benefícios cancelados. A declaração deve conter o faturamento bruto devido em cada mês e a soma total dos valores apurados. Nos casos de baixa do CNPJ também é necessário entregar a DASN-SIMEI. Para receber atendimento, basta comparecer à Sala do Empreendedor com o faturamento bruto anotado, documentos pessoais (RG e CPF) e o CNPJ da empresa.

Confira a programação gratuita na Sala do Empreendedor da cidade:

Sala do Empreendedor – Avenida dos Expedicionários, 604, centro. Telefone (43) 3255-1118.

27/2 - Terça- Consultoria em Finanças, das 8 às 14h.

28/2 - Quarta - Oficina SEI Controlar meu Dinheiro, às 19 horas.

28/2 - Quarta - Consultoria em Marketing, das 8h às 14h.

1/3 – Quinta - Seminário de Crédito, às 19 horas

1/3 – Quinta - Consultoria em Planejamento, das 8h às 14h.

Informações para os empreendedores que pretendem se formalizar como Microempreendedor Individual

O MEI, Microempreendedor Individual, foi criado no Brasil em 2009 para que os trabalhadores informais regularizassem suas atividades e tivessem tratamento de empresa jurídica com CNPJ, possibilitando a emissão de nota fiscal, comercialização entre empresas e pessoa física, com redução de impostos e simplificação na abertuta da empresa, além de ter direito a benefícios previdenciários para ele e sua família. O MEI tem requisitos, benefícios e obrigações que seguem abaixo:

REQUISITOS

u Faturamento bruto no máximo 81 mil reais por ano

u Não pode fazer parte de outra empresa nem como titular e nem como sócio

u Não pode estar recebendo benefício da Previdência Social (ex: auxílio doença; seguro desemprego)

BENEFÍCIOS

u Abertura da empresa, alvará da prefeitura, vistoria do corpo de bombeiro e da vigilância sanitária sem custos, sem taxas

u Pode contratar um funcionário, sendo que o salário desse funcionário tem que ser o salário mínimo ou o piso da categoria (não pode ser salário maior e nem menor)

u Aposentadoria por idade ou por invalidez no valor do salário mínimo; auxílio doença; auxílio maternidade/pensão por morte; auxílio-reclusão para os dependentes

u Apoio técnico do SEBRAE com palestras, consultorias e oficinas organizadas pela Sala do Empreendedor com o intuito de auxilar o empreendedor na organização e na gestão de seu empreendimento.

u Possibilidade de acesso ao crédito (financiamento para o empreendimento através da Agência de Fomento do Paraná).

OBRIGAÇÕES

u Preencher o Relatório Mensal de Receitas Brutas

u Fazer a Declaração Anual Simplificada (essa declaração dever ser feita uma vez por ano e o prazo é de janeiro até o dia 31 de maio - passou desse prazo paga-se uma multa. Lembrando que, mesmo que o empreendedor se formalizou em dezembro, no ano seguinte já tem que fazer a declaração dentro do prazo especificado acima.

u Manter o pagamento dos boletos DAS em dia

u Manter as notas fiscais de compras e de vendas/serviços arquivadas por, no mínimo, 05 anos

Para se formalizar como Micro Empreendedor Individual, realizar alteração ou a baixa do CNPJ, fazer a Declaração Anual Simplificada, e ver as possibilidades de financiamento para o empreendimento, o empreendedor pode entrar em contato com a Sala do Empreendedor, pessoalmente ou pelo telefone 3255 1118 das 8h às 13h e agendar um horário para o atendimento. Ou entrar diretamente no site www.portaldoempreendedor.gov.br e realizar a formalização, alteração, baixa, impressão de boletos e a declaração por conta própria.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.