Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 26 de fevereiro a 2 de março, o Sebrae/PR realizará a Semana da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) na Sala do Empreendedor de  Rolândia, que opera dentro da Agência do Trabalhador/SINE. Nesse período, além do atendimento gratuito e focado no preenchimento correto daDeclaração Anual do Simples Nacional(DASN), a sala oferecerá um Seminário de Crédito, oficinas e consultorias especializadas nas áreas de Marketing, Finanças e Planejamento.O objetivo  é orientar os MEIs na entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI) referente a 2017. Para ficar em dia com as obrigações legais, todos os microempreendedores individuais devem informar o faturamento mensal da venda de mercadorias e serviços com ou sem nota fiscal. O MEI que atrasar ou não realizar a DASN estará sujeito a juros e multa e pode ter alguns benefícios cancelados. A declaração deve conter o faturamento bruto devido em cada mês e a soma total dos valores apurados. Nos casos de baixa do CNPJ também é necessário entregar a DASN-SIMEI. Para receber atendimento, basta comparecer à Sala do Empreendedor com o faturamento bruto anotado, documentos pessoais (RG e CPF) e o CNPJ da empresa.

Confira a programação gratuita na Sala do Empreendedor da cidade:

Sala do Empreendedor – Avenida dos Expedicionários, 604, centro. Telefone (43) 3255-1118.

27/2 - Terça- Consultoria em Finanças, das 8 às 14h.

28/2 - Quarta - Oficina SEI Controlar meu Dinheiro, às 19 horas.

28/2 - Quarta - Consultoria em Marketing, das 8h às 14h.

1/3 – Quinta - Seminário de Crédito, às 19 horas

1/3 – Quinta - Consultoria em Planejamento, das 8h às 14h.

Informações para os empreendedores que pretendem se formalizar como Microempreendedor Individual

O MEI, Microempreendedor Individual, foi criado no Brasil em 2009 para que os trabalhadores informais regularizassem suas atividades e tivessem tratamento de empresa jurídica com CNPJ, possibilitando a emissão de nota fiscal, comercialização entre empresas e pessoa física, com redução de impostos e simplificação na abertuta da empresa, além de ter direito a benefícios previdenciários para ele e sua família. O MEI tem requisitos, benefícios e obrigações que seguem abaixo:

REQUISITOS

u Faturamento bruto no máximo 81 mil reais por ano

u Não pode fazer parte de outra empresa nem como titular e nem como sócio

u Não pode estar recebendo benefício da Previdência Social (ex: auxílio doença; seguro desemprego)

BENEFÍCIOS

u Abertura da empresa, alvará da prefeitura, vistoria do corpo de bombeiro e da vigilância sanitária sem custos, sem taxas

u Pode contratar um funcionário, sendo que o salário desse funcionário tem que ser o salário mínimo ou o piso da categoria (não pode ser salário maior e nem menor)

u Aposentadoria por idade ou por invalidez no valor do salário mínimo; auxílio doença; auxílio maternidade/pensão por morte; auxílio-reclusão para os dependentes

u Apoio técnico do SEBRAE com palestras, consultorias e oficinas organizadas pela Sala do Empreendedor com o intuito de auxilar o empreendedor na organização e na gestão de seu empreendimento.

u Possibilidade de acesso ao crédito (financiamento para o empreendimento através da Agência de Fomento do Paraná).

OBRIGAÇÕES

u Preencher o Relatório Mensal de Receitas Brutas

u Fazer a Declaração Anual Simplificada (essa declaração dever ser feita uma vez por ano e o prazo é de janeiro até o dia 31 de maio - passou desse prazo paga-se uma multa. Lembrando que, mesmo que o empreendedor se formalizou em dezembro, no ano seguinte já tem que fazer a declaração dentro do prazo especificado acima.

u Manter o pagamento dos boletos DAS em dia

u Manter as notas fiscais de compras e de vendas/serviços arquivadas por, no mínimo, 05 anos

Para se formalizar como Micro Empreendedor Individual, realizar alteração ou a baixa do CNPJ, fazer a Declaração Anual Simplificada, e ver as possibilidades de financiamento para o empreendimento, o empreendedor pode entrar em contato com a Sala do Empreendedor, pessoalmente ou pelo telefone 3255 1118 das 8h às 13h e agendar um horário para o atendimento. Ou entrar diretamente no site www.portaldoempreendedor.gov.br e realizar a formalização, alteração, baixa, impressão de boletos e a declaração por conta própria.

NC/PMR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios