Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) conquistou mais três premiações de qualidade em gestão nesta quinta-feira (23). O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), é a maior premiação nacional do setor das Américas. No Paraná, foi conferido à Sanepar pela atuação da Gerência Geral Noroeste e das unidades regionais de Maringá e Paranavaí. 

Para a conquista do Quíron, o troféu do PNQS, a Sanepar aplicou boas práticas de gestão e apresentou resultados elevados de desempenho. Entre os itens avaliados está relacionado diretamente ao processo de gestão de pessoas. Em Maringá, por exemplo, a Sanepar tem investido muito na qualificação de seus profissionais. Em 2013, 91% dos funcionários tiveram mais de 20 horas de treinamento, sendo que a meta era de 75%. 

Outro ponto forte se refere aos índices de produtividade, medido pelo número de ligações por empregado. Maringá atingiu 1.201 ligações por empregado, considerado um dos maiores índices do Estado. Os indicadores de saneamento da cidade também pesaram na avaliação. Prova disso está no resultado divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil. Maringá é a segunda cidade do Brasil com melhor índice de saneamento, de acordo com o Ranking do Saneamento nas 100 maiores cidades do país. 

Em 2014, pela primeira fez na história da Companhia, houve a participação da estrutura de uma gerência geral e de suas respectivas unidades regionais. A cerimônia de premiação será em 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), durante seminário em que as empresas vencedoras apresentarão suas práticas de qualidade. 

PRÊMIO – O troféu, representado pela figura da mitologia grega Quíron, demonstra a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a saúde e qualidade de vida da população. Além do troféu, a principal liderança de cada unidade premiada irá participar, em maio de 2015, de uma viagem de estudos à Espanha, onde haverá visitas técnicas a empresas de saneamento. 

Considerando todas as edições do PNQS, a Sanepar foi agraciada com 34 troféus, três diplomas e três distinções. Para o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, a premiação confirma a valorização que a Companhia dá aos processos de gestão. "É o reconhecimento à excelência de nosso trabalho, à competência e à qualificação de nossos profissionais. Esta premiação demonstra que estamos trilhando o caminho da excelência e da universalização do saneamento ambiental no Paraná”. 

UNIDADES PREMIADAS – A estrutura da Gerência Geral Noroeste da Sanepar foi vencedora no Nível I (Troféu Bronze); as regionais de Paranavaí (Troféu Ouro) e de Maringá (Troféu Prata), no Nível II. Para o gerente-geral Noroeste, Paulo Battiston, trabalhar em busca de excelência é fator primordial para a missão da empresa, que é levar saúde e qualidade de vida aos paranaenses. “Estamos felizes por poder contribuir para que a Gerência Noroeste conquistasse essa premiação”. 

O gerente da Unidade Regional de Maringá, Valteir Galdino da Nobrega, destacou que a participação no PNQS propiciou o desenvolvimento de toda a força de trabalho, principalmente do grupo gestor. Ele explicou que durante o processo de disseminação do Modelo de Excelência em Gestão, os empregados puderam conhecer as boas práticas da empresa, reforçando o compromisso com a qualidade. 

“Sabemos que a premiação é consequência de uma boa gestão, e isso somente foi possível pelo profissionalismo do nosso corpo técnico, que trabalha sempre com ética e respeito para com os nossos clientes”, enfatizou Nobrega. 

De acordo com o gerente da Unidade Regional de Paranavaí, Arnaldo Giovani Rech, a participação no PNQS fortalece o comprometimento de todos os empregados. “Estamos comprovadamente buscando a melhoria contínua, por meio do aperfeiçoamento pessoal e profissional e com a responsabilidade socioambiental. É nestas bases que se sustenta a excelência na gestão”. 

COMO FUNCIONA - O PNQS é reconhecido pela International Water Association (IWA) – entidade que atua em prol da qualidade da água, com integrantes em 80 países – como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. 

As participantes buscam o reconhecimento pelas ações desenvolvidas pautadas por oito critérios: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. A premiação é obtida pelas unidades de acordo com o nível e pontuação obtidos. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.