Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalho consiste na orientação e fiscalização da ligação do imóvel na rede coletora

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está vistoriando imóveis da cidade de Tamarana para orientar os moradores sobre a forma correta de fazer a ligação de esgoto. Com a implantação do sistema de esgotamento sanitário, mais de 1.400 famílias estão ligando seu imóvel à rede coletora.

Durante o feriado prolongado de Carnaval, estão previstas vistorias nos dias 27 e 28, segunda e terça-feira. A ideia é aproveitar a folga de muitos trabalhadores que não costumam estar em casa durante a semana.

Na vistoria, os técnicos a serviço da Sanepar lançam corante hidrossolúvel e biodegradável no vaso sanitário, ralos do banheiro, pias e tanques. O objetivo é verificar se o esgoto está sendo destinado corretamente. A vistoria é realizada por dois técnicos. O que está dentro do imóvel avisa por rádio o ponto da casa e a cor do corante que está sendo lançado. O outro técnico, na rua, observa a chegada ou não da água colorida na rede da Sanepar.

A correta ligação entre o imóvel e a rede coletora de esgoto prevê caixas de passagens cada vez que a tubulação muda de sentido, além da caixa de gordura na saída da cozinha. A caixa de gordura é um dos principais itens verificados na vistoria, já que a falta dela pode provocar entupimentos na rede.

Um alerta importante que os técnicos fazem aos moradores é o de que água de chuva não deve ir para a rede de esgoto e muito menos o esgoto deve ser lançado na galeria de água pluvial. Esta irregularidade configura crime contra o meio ambiente.

Durante a última semana, o trabalho de vistoria foi realizado em imóveis do Jardim São Roque. Patrícia de Santos Silva mora com a família no bairro há dois anos. Ela achou interessante o procedimento de verificação da ligação de esgoto. “A gente nunca tem certeza de que está tudo indo para o destino certo. Foi bom que vieram verificar e está tudo certo.

Prazo para regularizar

Caso alguma irregularidade seja identificada, o morador recebe uma notificação com o prazo de 60 dias para fazer adequações. Após este prazo, os técnicos contratados pela Companhia fazem nova vistoria. “O certificado de regularidade só é emitido quando todos os itens da vistoria forem atendidos, o que inclui o aterramento da fossa”, explica a assistente social da Sanepar Angela Pagani.

Na casa onde moram Marta Alves dos Santos, seu esposo e quatro filhos, toda a instalação interna também foi feita de forma correta. Ela acompanhou a vistoria e se diz satisfeita com a chegada da rede coletora de esgoto. “Para nós é bom, mas é bom, também, pro meio ambiente”.

Ao final do processo de vistorias, será entregue um relatório com os endereços dos imóveis com irregularidades para órgãos como a Vigilância Sanitária. “Entendemos que a obra de esgoto vem trazer qualidade de vida e também um ganho ambiental para a cidade. Para que isto aconteça, a população precisa colaborar fazendo a ligação correta na rede coletora e usando-a de forma correta. Lugar de lixo é na lixeira e não na rede de esgoto”, destaca Angela.

A obra

A implantação do sistema de esgoto sanitário em Tamarana recebeu investimentos da ordem de R$ 5,757 milhões. Além da construção da ETE, foram implantados 27,5 quilômetros de tubulação. Foram beneficiados pela obra, além da região central, e o Jardim São Roque, os jardins Cristo Rei, Sebastião de Moura Tresse e Juny.

Asimp/Sanepar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.