Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é levar conteúdo e conceitos para professores e representantes da sociedade civil para fomentar a criação de novas oportunidades para a região

O escritório do Sebrae/PR, em Jacarezinho, deu início, no mês de junho, ao Programa de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. O objetivo é levar conteúdo sobre as temáticas a professores do ensino médio e técnico e representantes da sociedade civil dos municípios da região, para fomentar a cultura da inovação no território. A iniciativa conta com a parceria do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro e Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.

O programa está dividido em duas etapas. A primeira será realizada em cinco encontros e vai abordar os módulos: Conceito Empreendedorismo, Descobrindo Atitudes Empreendedoras, Características de Comportamento Empreendedor, Trabalho e Negócio, e Pensando no Futuro. Essa parte do curso se encerrará em 30 de agosto. Na segunda fase, que ocorrerá em setembro, serão trabalhados os temas: Conceito e Aplicação de Inovação e Propósito do Trabalho no Norte Pioneiro, Conceito e Aplicação de Meetup e Design Thinking, e Conceito e Aplicação de Canvas e MVP.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o Norte Pioneiro enfrenta um cenário de envelhecimento da população e evasão de jovens, que deixam a região para buscar trabalho em grandes centros. “A inciativa traz conceitos ligados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação que podem ser trabalhados nas escolas e universidades para incentivar os jovens a criar novas oportunidades de negócio e permanecer no território”, projeta.

A coordenadora pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho, Rejane Cristina Rocha Balsan, diz que tem recebido elogios de professores em relação aos treinamentos. Ela afirma que a intenção é desenvolver os conteúdos com os alunos e incentivá-los a criar projetos para levar à GeniusCon 2018, maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro. “No ano passado, tivemos apenas uma escola representando o Núcleo na feira. Queremos que, neste ano, mais escolas participem”, aponta.

Para a mantenedora e coordenadora pedagógica do ensino médio e fundamental II do Colégio Mega, Luciane Gomes Brondani, o conteúdo do programa pode ser aplicado em todos os níveis de ensino. “É excelente. Já estou adotando do maternal até o ensino médio e queremos implantar no ensino superior”, afirma Luciane, que também é coordenadora na Fati Fajar. Para ela, as temáticas são importantes para a formação profissional e também para a vida.

O professor e técnico em Física no NRE de Jacarezinho, Everson Vargas, concorda. Ele diz que, além de levar o conhecimento aos alunos, vai utilizar o aprendizado na empresa que pretende criar no futuro. “Estamos aprendendo muitas metodologias e técnicas novas para aplicar em sala de aula”, elogia. O programa vai se estender até setembro de 2018 e o próximo encontro da turma já está marcado para 2 de agosto.

Asimp/Sebrae

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios