Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é levar conteúdo e conceitos para professores e representantes da sociedade civil para fomentar a criação de novas oportunidades para a região

O escritório do Sebrae/PR, em Jacarezinho, deu início, no mês de junho, ao Programa de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. O objetivo é levar conteúdo sobre as temáticas a professores do ensino médio e técnico e representantes da sociedade civil dos municípios da região, para fomentar a cultura da inovação no território. A iniciativa conta com a parceria do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro e Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.

O programa está dividido em duas etapas. A primeira será realizada em cinco encontros e vai abordar os módulos: Conceito Empreendedorismo, Descobrindo Atitudes Empreendedoras, Características de Comportamento Empreendedor, Trabalho e Negócio, e Pensando no Futuro. Essa parte do curso se encerrará em 30 de agosto. Na segunda fase, que ocorrerá em setembro, serão trabalhados os temas: Conceito e Aplicação de Inovação e Propósito do Trabalho no Norte Pioneiro, Conceito e Aplicação de Meetup e Design Thinking, e Conceito e Aplicação de Canvas e MVP.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o Norte Pioneiro enfrenta um cenário de envelhecimento da população e evasão de jovens, que deixam a região para buscar trabalho em grandes centros. “A inciativa traz conceitos ligados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação que podem ser trabalhados nas escolas e universidades para incentivar os jovens a criar novas oportunidades de negócio e permanecer no território”, projeta.

A coordenadora pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho, Rejane Cristina Rocha Balsan, diz que tem recebido elogios de professores em relação aos treinamentos. Ela afirma que a intenção é desenvolver os conteúdos com os alunos e incentivá-los a criar projetos para levar à GeniusCon 2018, maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Norte Pioneiro. “No ano passado, tivemos apenas uma escola representando o Núcleo na feira. Queremos que, neste ano, mais escolas participem”, aponta.

Para a mantenedora e coordenadora pedagógica do ensino médio e fundamental II do Colégio Mega, Luciane Gomes Brondani, o conteúdo do programa pode ser aplicado em todos os níveis de ensino. “É excelente. Já estou adotando do maternal até o ensino médio e queremos implantar no ensino superior”, afirma Luciane, que também é coordenadora na Fati Fajar. Para ela, as temáticas são importantes para a formação profissional e também para a vida.

O professor e técnico em Física no NRE de Jacarezinho, Everson Vargas, concorda. Ele diz que, além de levar o conhecimento aos alunos, vai utilizar o aprendizado na empresa que pretende criar no futuro. “Estamos aprendendo muitas metodologias e técnicas novas para aplicar em sala de aula”, elogia. O programa vai se estender até setembro de 2018 e o próximo encontro da turma já está marcado para 2 de agosto.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.