Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vencedoras garantem passagem para disputar etapa nacional em 2016; ideia é reconhecer a excelência na gestão das micro e pequenas empresas, utilizando como base o Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade

O Paraná conheceu as empresas vencedoras do ciclo 2015 do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, na tarde desta quinta-feira, dia 26 de novembro. Reptec Tecnologia e Tevah Moda Masculina, ambas de Guarapuava, na categoria Comércio; Uniformes Paraná, de Maringá, na categoria Indústria; Frezarin Tecnologia, de Londrina, na categoria Serviços; Ocupamed, na modalidade de Serviços de Saúde, de Curitiba; e CDS Informática, de Cornélio Procópio, em Serviços de Tecnologia da Informação, foram as vencedoras do Prêmio que reconhece a excelência na gestão das micro e pequenas empresas.

A premiação ocorreu durante a XXV Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu. Em 2015, foram 6.759 empresas inscritas no Estado. Do total, 3.462 entraram na disputa, 48 receberam a visita de avaliadores do MPE Brasil devido à alta pontuação aferida e 16 classificaram-se para a final.

O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, reforçou que as empresas finalistas e vencedoras incorporaram uma gestão moderna e avançada, tornando-se referências para outras empresas no mercado. “Em qualquer economia, 99% são micro e pequenas, seja no Brasil, Canadá, Finlândia ou mesmo Estados Unidos. Somente um grupo muito seleto consegue se transformar em média e grande empresa. Isso muito se deve ao modelo de gestão aplicado nessas organizações. Essas empresas, por chegarem aqui, apresentam essas características e integram um segmento de alto potencial de crescimento”, analisou Agostini.

A excelência na gestão de micro e pequenas empresas, com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), proposta que o Sebrae incorpora na sua estratégia, foi o que destacou empresas na conquista do MPE Brasil. “Essas empresas agora passam a ser parâmetro para outras, pela capacidade de gestão, pelo crescimento mesmo em período de crise, pela participação na sua associação comercial e empresarial e para a sua cidade. São as organizações portadoras do futuro das suas comunidades, que exercem o papel de liderança e rumam ao crescimento”, completou o diretor de Operações do Sebrae/PR.

Emoção

A emoção pela conquista tomou conta dos vencedores. O empreendedor Emerson Theodorovicz, da Reptec Tecnologia, de Guarapuava, vencedor na categoria Comércio, disse que o Prêmio é um reconhecimento pelo esforço de toda empresa. “Quando iniciamos a profissionalização do negócio procurei o Sebrae e seguimos as orientações. Participamos do MPE Brasil e somente neste ano a empresa cresceu cerca de 23%.  Estamos muitos felizes pela conquista e temos um sentimento de gratidão, primeiro a Deus por nos dar sabedoria em administrar; a nossa família; gratidão aos funcionários e aos nossos clientes”, comemorou Theodorovicz.

Também na categoria Comércio, e de Guarapuava, a empresária Lara Sganzerla, da Tevah Moda Masculina, legitimou ao MPE Brasil o crescimento e melhoria do ambiente de negócios. “Nossa empresa tem pouco mais de cinco anos e já conquistamos muito ao longo desse tempo. É a terceira vez que participamos do MPE Brasil, o que nos ajudou a impulsionar a empresa, graças à metodologia que vamos continuar implantando. A premiação é uma conquista para a empresa, as nossas famílias e a nossa cidade”, atestou Lara.

O MPE Brasil promove a qualidade, excelência em gestão, inovação e produtividade para micro e pequenas empresas, desafiando a atuação empresarial e social das organizações, conforme destacou Guido Bresolin Junior, presidente da Faciap. “Ele desafia os seus participantes a inovar, a buscar sustentabilidade dos negócios e atinge todos aqueles que estão ao seu redor, colaboradores, clientes e fornecedores, enfim a comunidade em que a empresa está inserida. Tenho a certeza de que os finalistas e premiados aqui vão buscar novos desafios e farão parte do desenvolvimento de nossas comunidades e Estado”, completou o presidente da Faciap.

Protagonismo

O diretor da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e conselheiro do Sebrae/PR, João Luiz Rodrigues Biscaia, reforçou o protagonismo de micro e pequenas empresas no desenvolvimento do País. “Quem disputou um prêmio, que remete à gestão dos negócios como forma de crescimento, e chegou à final merece destaque. São vencedores. A crise é mais um motivo de sucesso para essas empresas que fazem o Paraná e o Brasil crescer”, avaliou Biscaia.

Na categoria Indústria, a Uniformes Paraná, de Maringá, foi a vencedora do MPE Brasil, etapa paranaense. De acordo com o empreendedor Lucas Peron, o Prêmio significa que o negócio está trilhando o rumo do desenvolvimento, junto com parceiros estratégicos. “Temos trabalhado pela melhoria da gestão e processos. Por isso, temos que dividir esse prêmio com muita gente. Com Deus, com nossos colaboradores que respiram o modelo de excelência em gestão, nossas famílias, com o nosso Conselho do Jovem Empresário, da Associação Comercial, e o Sebrae, grande parceiro do nosso crescimento”, pontuou.

O representante do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Fernando Lorenz, lembrou que o MPE Brasil é momento culminante de apenas uma etapa. “O Modelo de Excelência em Gestão é um processo que não termina porque a gente sempre pode melhorar. Neste sentido, duas coisas são fundamentais. A primeira é transformar essas ferramentas em cultura e ter presente que para melhorar continuamente precisamos incorporar, também continuamente, novos conhecimentos”, salientou Lorenz.

Mudanças

O MPE Brasil premiou, na categoria Serviços, a empresa londrinense Frezarin Tecnologia. O empreendedor Carlos Eduardo Frezarin, afirma que a conquista do Prêmio trouxe consigo mudanças no ambiente de negócios como a melhoria do faturamento, diminuição de despesas e satisfação de clientes. “O Prêmio consagra tudo o que temos feito e os resultados aparecem naturalmente. Quero agradecer ao IBPQ, ao Sebrae, e dizer que tenho o compromisso de não parar de buscar cada vez mais a excelência na gestão do negócio”, projetou Frezarin.

De Cornélio Procópio veio a vencedora na categoria Serviços de Tecnologia da Informação. O empresário Carlos dos Santos, da CDS Informática, destacou que somente o processo de concorrer no MPE já é um prêmio. “Na empresa evoluímos em todas as áreas, pois ficamos mais criteriosos. A conquista nos deixa muito felizes e temos que dividir isso com toda a empresa. Gostaria de agradecer ao Sebrae, a minha família e dizer que essa conquista é o primeiro degrau. Vamos continuar, vamos tentar estar aqui de novo e incentivar outras empresas a participar”, concluiu Carlos dos Santos.

Destaque

Serviços de Saúde foi a categoria que fechou a premiação. A Ocupamed, de Curitiba, além de vencer nesta categoria, também recebeu o reconhecimento como Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social. A empresária Lucy Mara Silva Baú afirmou que os conceitos obtidos com o MPE Brasil ajudaram a organizar o negócio e facilitaram o trabalho de mostrar ao seu público-alvo, a importância do serviço.

“Primeiro queria agradecer ao Sebrae que nos pega pela mão e nos conduz num trajeto organizado e sólido ao longo desses anos. A nossa empresa tem o foco na transição da doença para a saúde e o nosso grande produto é promover saúde e segurança ao trabalhador. Agradeço esse prêmio a todos, familiares, amigos, parceiro, fornecedores e nossos clientes”, enfatizou a empreendedora.

Alta adesão

A coordenadora nacional do MPE Brasil e representante da Gerdau e Movimento Brasil Competitivo no evento em Foz do Iguaçu, Isabel Reis, afirmou que, nacionalmente, 65 mil empresas se inscreveram ao Prêmio, que é uma iniciativa única no mundo.

“A gente deseja que vocês não desistam e sejam nossos embaixadores que vão contar para outras empresas sobre o MPE Brasil e seu poder de transformação. Continuem aplicando a metodologia de gestão no seu dia a dia, em busca sempre da excelência. O MPE Brasil é gratuito e traz um imenso retorno para o empresário, sua família, funcionários, comunidades e todo o Brasil”, completou Isabel Reis.

No Paraná, o Prêmio MPE Brasil foi realizado em conjunto pelo Sebrae/PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), Gerdau e Movimento Brasil Competitivo. Apoiam a iniciativa no Estado, a Faciap, Governo do Estado, Sanepar, FNQ e Rede de Qualidade, Produtividade e Competitividade (Rede QPC).

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.