Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir desta segunda-feira (08.12) selos eletrônicos rastreáveis substituirão as etiquetas em todos os documentos emitidos pelos Cartórios do Estado do Paraná. Lançamento ocorrerá às 13h na sede do TJ-PR.

Uma cerimônia oficial nesta segunda-feira (08.12) marcará o lançamento do Selo Digital para todos os documentos emitidos pelos Cartórios do Estado do Paraná. O novo selo digital substituirá o selo físico, garantindo maior segurança aos serviços, rastreabilidade aos documentos emitidos pelas unidades notariais e de registro, além de viabilizar maior adequação à demanda de informatização e digitalização dos Cartórios extrajudiciais.

Por meio do site do Fundo de Apoio ao Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Funarpen-PR) - www.funarpen.com.br - será possível ao cidadão e aos órgãos públicos consultarem a validade dos documentos emitidos pelos cartórios, assim como informações relativas ao ato, ao cartório que o praticou e às partes envolvidas. O sistema também já está adaptado às plataformas mobile, tanto para o sistema Android, como para o Iphone.

A novidade, implantada por meio do Provimento nº 06/2013, tem por objetivo aperfeiçoar o sistema de controle administrativo da atividade notarial e registral, com o propósito de garantir transparência e segurança jurídica aos atos dos Cartórios Extrajudiciais do Estado.

“O banco de dados responsável por lavrar os assentos é integrado ao sistema de selo digital do Funarpen. A partir do momento que você encerra o ato é criado o selo digital”, explicou o presidente do Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Junior.

Cavalheiro afirma que, além de ser uma modernização importante do serviço, o selo digital possibilita mais agilidade ao registrador na hora de conferir a autenticidade dos documentos. “O selo digital vai permitir que o registrador confira tudo eletronicamente, o que viabiliza um serviço mais rápido, sem perda de tempo. Tem também o fato de que o selo físico, de papel, é mais suscetível a falsificação”, completou.

O lançamento oficial do Selo Digital ocorrerá na próxima segunda-feira (08.12) a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete s/n), na sala do Órgão Especial do TJ-PR.

Asimp/Irpen-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.