Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), a Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho e da Força Tarefa Infância Segura (FORTIS) e a Prefeitura de Rolândia, por meio da Secretaria e Assistência Social, promoveram ontem (18), o Seminário “Rolândia e o Paraná contra a Violência”, com a presença das diversas autoridades locais e regionais.

O evento foi realizado no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, e teve como principal palestrante a doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Cineiva Campoli Paulino Tono, integrante da Força Tarefa Infância Segura (Fortis) que, assim, como as autoridades locais, destacou que a família tem papel fundamental na prevenção à violência contra crianças e jovens.

 “É muito importante o trabalho preventivo da família, do pai e da mãe, que devem fazer de tudo para proteger seus filhos. Segundo os dados, mais de 70% dos abusos contra crianças ocorrem no ambiente familiar. Este evento tem como objetivo promover a reflexão e fazer com que os alertas, as ações definidas sejam replicadas em todo o Paraná”, afirmou Cobra Repórter, um dos responsáveis pela realização do evento, que participou direto de Curitiba, onde está para cumprir agenda na Assembleia e no Governo.

A representante da Fortis, Cineiva Campoli, explicou que a Força Tarefa foi criada em 21/02/2019, com representantes dos diversos setores que assinaram um pacto/carta de intenções, em um evento dentro do Tribunal de Justiça do Paraná, com 12 ações para proteção da criança e do adolescente. Hoje, estas ações foram ampliadas para 18 e o que se busca é que elas se tornem uma política pública efetiva do Estado. Para isso, o deputado Cobra Repórter tem tramitando na Assembleia um projeto de lei visando tornar a Força Tarefa uma ação permanente.

Ela explica que, conforme a Secretaria de Segurança, as maiores vítimas de violência estão na faixa de 0 a 18 e quem mais sofre são as meninas. Estes atos podem ser lesão corporal, ameaça, estupro de vulnerável, lesão corporal atrelada à violência doméstica e maus tratos. “Temos que falar e atingir este público, especialmente os homens, pois mais de 70% dos que praticam a violência são homens na faixa dos 18 aos 39 anos. Os números escondem uma realidade cruel. No período da pandemia, houve queda de 21% nos dados de violência contra a criança, mas temos que levar em conta que as crianças não estão indo na escola, onde se sentem seguras para denunciar, ou a mãe está mais presente em casa, mas não quer dizer que ela não sofra, que não presencie a violência psicológica”, afirma a doutora.

Outro número que assusta é a violência contra bebês, que aumentou em 37% de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. E mais: 70% das ocorrências ocorrem no ambiente familiar. “Não podemos ver números e ficar inertes diante destes números”, enfatizou Cineiva.

A avaliação unânime entre os presentes no evento é a importância da família na proteção das crianças e jovens. Ela precisa ser olhada e trabalhada. Cineiva Campoli afirmou que a Força Tarefa planeja ações como o seminário de Rolândia em 20 municípios do Paraná com maiores índices de violência contra criança e adolescente. Entre os primeiros estão Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel. “Em agosto estaremos nestes municípios para fazer uma jornada da Força Tarefa Infância Segura e para falar dos direitos da criança e dos adolescentes”, afirmou.

Em relação à violência virtual, a doutora volta a enfatizar o papel dos pais no controle e equilíbrio das permissões de uso por crianças e adolescentes. “Tecnologia é muito importante, mas existe um lado sombrio, que afeta o lado físico e psicológico. A distração é a palavra de ordem, estamos todos distraídos com tanta informação, precisamos refletir sobre a essência da vida e é preciso ter equilíbrio e supervisão. O exemplo deve partir dos pais, que se deslumbram com a tecnologia e a usam como distração para os filhos. Isso é grave, na Internet tem muito lixo e o acesso está facilitado. É preciso retomar as atividades simples como um olhar, um passeio até a esquina, tocar e cantar uma música, retomar o diálogo, praticar o detox digital”, destacou.

Ela ressalta ainda que o Poder Público também precisa trabalhar a prevenção, realizar campanhas informativas, promover a formação dos pais e responsabilizar as produtoras pelos conteúdos impróprios, pois no Brasil não há controle mais rígido, como acontece em outros países.

Os secretários estaduais de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, de Segurança do Paraná, Rômulo Marinho, o senador Oriovisto Guimarães e o deputado estadual Do Carmo, enviaram vídeo  aos participantes do evento.

Estavam presentes o prefeito Ailton Maistro, o vice Márcio Vinicius, o presidente da Câmara de Rolândia, Reginaldo Silva, o comandante do 15º  Batalhão, Major Walter, o delegado de Polícia Civil, Bruno Silva Rocha, o secretário de Assistência Social, Marcos Diego Silva, o representante do deputado Cobra Repórter, Jeferson Matias, a chefe do escritório da Sejuf de Londrina, Deise Tokano, a presidente Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescente, Elisangela Brum, a presidente do Conselho Tutelar, Maria de Fátima Dal Bó, vereadores e autoridades locais.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.