Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Henrique Reis/JU

Localizada a 45 km de Londrina, a cidade de Sertanópolis completa no próximo dia 06 de Junho, 80 anos de emancipação política. 

A história do município começa entre os anos de 1918 e 1920, quando os primeiros desbravadores foram atraídos pelas terras férteis do Norte Novo do Paraná.

A região de Sertanópolis começou a ser povoado por algumas famílias vindas de São Paulo, em grande parte formada por imigrantes portugueses, italianos e espanhóis. Tornaram-se proprietárias de terras, aproveitando o regime oficial de colonização, pois viram nas terras de Sertanópolis excelente qualidade para a cultura do café.

Em 1923 chegava na região uma comitiva enviada pelo concessionário das terras, Coronel Leopoldo de Paula Vieira proprietário da Companhia Colonizadora do Tibagy LTDA, para iniciar a demarcação dos lotes. Veio também o agenciador de terras Luiz Deliberador, que ateou fogo no mato derrubado e foi feito o alinhamento da primeira praça da cidade, que atualmente chama-se Praça João XXIII.

O primeiro pioneiro que se tem notícia foi o posseiro Francisco Gregório da Silva, que já morava às margens da água da Taboca, num rancho de palmito, próximo ao atual campo de aviação. O que se sabe também, é que outras famílias de posseiros já habitavam as margens do Ribeirão Couro do Boi e do Ribeirão do Cerne.

Assim surgiu a "Cidade do Sertão". A denominação Sertanópolis, é a junção do termo "Sertão" e do sufixo grego "PÓLIS", que significa cidade, em referencia a existência de enormes florestas e sertões. Antes toda a região era denominada pelos índios Caingangues de “Potiguará-Tibagi Panema” que em tradução não literal seria “Grande ave do rio que chora”, em referência as corredeiras do Rio Tibagi.

Com o desenvolvimento da Colônia de Sertanópolis, muito em função da pela fertilidade do solo, o local atraiu muitas famílias, e em 1926 foi criado o primeiro distrito policial e, um ano depois, o distrito judicial. Em 1929, a Colônia já possuía uma população de 500 pessoas e, a 10 de abril, criava-se o município de Sertanópolis através de um decreto estadual. A Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus foi criada no dia 14 de junho de 1929, por decreto de D. Fernando Tadei, Bispo de Jacarezinho e nesse mesmo dia foi realizado o primeiro batizado, sendo este o de uma menina com o nome Maria.

Porém, a quebra da bolsa em 1929, as revoluções de 1930 e 1932, geadas, chuvas fortes e prolongadas e a inexistência de estradas transitáveis foram fatores predominantes para que o município retornasse à categoria de distrito, voltando a pertencer à Comarca de Jataí, hoje Jataizinho, em maio de 1932.

Dois anos depois, com as primeiras cargas dos cafezais melhorando a situação financeira de todos, junto à união e trabalho dos moradores que permaneceram, propiciou-se, uma atividade dinâmica e empreendedora: Foram criados muitos pequenos engenhos produtores de açúcar, desenvolveu-se a cultura de suínos e a produção agrícola encontrou, no nascente município de Londrina, mercado acessível para a venda da produção. Tudo isso, aliado a um comércio atuante, fez com que em 6 de junho de 1934 Sertanópolis recuperasse em definitivo, sua autonomia municipal. Entretanto a Comarca da cidade somente foi criada em março de 1944 e instalada solenemente no dia 19 de abril do mesmo ano.

Para comemorar o aniversário de 80 de Sertanópolis, a atual administração vai oferecer uma programação especial para os moradores da cidade e de toda região. Nos dias 05, 06 e 07, no recinto de rodeios da APAE, acontece a 2ª Expo Sertão. A entrada do evento será gratuita e a população terá à disposição Shows, parque de diversões e praça de alimentação. Confira: 

 

Antes da “Expo Sertão”, a festa tradicional para se comemorar o aniversário era chamada de “Feira do Milho” e era realizada nas ruas da cidade. O prefeito Aleocídio Balzanelo (PT), mais conhecido por Tide, explica como foi feita essa mudança. “Com impedimento de que ela poderia ser realizada no centro da cidade, tínhamos que criar outra opção. Foi pensado no Lago Tabocó e no final da avenida, por exemplo, mas depois optamos pelo Recinto de Rodeios, por ser um local fechado traz uma maior segurança e facilidade de organização.”

Tide conta que essa festa movimenta toda região, e espera que o sucesso deste ano seja superado o do ano passado. “Foi uma festa que se criou uma expectativa muito grande em toda a região, os municípios vizinhos comparecem em peso. A população agradeceu a festa do ano passado e para esse ano temos uma expectativa de que será melhor ainda.”

 

Prefeito de Sertanópolis Aleocídio Balzanelo

Além da Expo Sertão, várias atividades estão programadas. O foco principal das festividades é homenagear os pioneiros. Abaixo a programação completa das festividades:

Esporte

A cidade também está se preparando para a Copa do Mundo. A educação está pintando algumas telas com o tema da copa que estão sendo expostas no centro da cidade e na avenida, é um projeto feito com as crianças do projeto “ARTE EDUCA”.

Desde o ano passado, a equipe da Junior Team manda seus jogos em Sertanópolis. Para o prefeito essa parceria está agradando a todos na cidade. “Fomos procurados pela Junior Team e foi feito o acerto com eles. Desde o ano passado estão jogando aqui e divulgando nosso município para todo o estado, o que nos deixa muito contentes.” Em relação ao estádio, Aleocídio conta que mudanças serão feitas no futuro. “Conseguimos uma verba para a iluminação do Estádio Exaro Menck, isso vai facilitar e muito a realização dos jogos.”

Para finalizar, Tide esclareceu a situação do Ginásio de Esportes da cidade, o Teixeirão. “É uma obra complicada que já vem de anos. O contrato com a empresa que havia assumido a obra foi cancelado e uma nova licitação foi feita. Estamos esperando os últimos detalhes pra que essa obra enfim comece”, conclui Aleocídio Balzanelo.

Confira essa e outras matérias na edição impressa/online do Jornal União: Clique Aqui

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.