Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por determinação do prefeito José Maria, o SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - está ampliando o serviço de saneamento básico no distrito rural da Taquara do Reino, por meio da construção da rede coletora de esgoto e estação de tratamento. Ao aumentar a abrangência desta atividade, a administração municipal visa preservar o meio ambiente, com a finalidade de prevenir os cidadãos de doenças e consequentemente promover saúde.

Atento à relevância do saneamento básico, o município de Ibiporã já oferece coleta e tratamento de esgoto para toda a área urbana. O Jardim John Kennedy, situado na área rural, já conta com o serviço e agora a Taquara do Reino também será atendida. 

Conforme o prefeito José Maria, Ibiporã é uma cidade diferenciada em relação ao saneamento básico. "Este serviço só é oferecido à 43% da população brasileira. Entretanto, Ibiporã tem a satisfação de oferecer saneamento básico para 100% da população na área urbana e atingir também a área rural, através do Jardim John Kennedy e do distrito da Taquara do Reino. Efetivamente a nossa cidade apresenta diferenciais nessas e muitas outras questões, por isso, devemos nos orgulhar daquilo que temos e da qualidade do saneamento básico que possuímos", afirma o prefeito. 

Para colocar em funcionamento o sistema de coleta e tratamento de esgoto na Taquara do Reino, uma equipe especializada com profissionais do SAMAE, foi disponibilizada exclusivamente para a construção da rede de esgoto. "Estamos trabalhando com equipe própria porque temos disponibilidade e servidores especializados no serviço", afirma o diretor-presidente do SAMAE, Cláudio Buzetti. "É importante ressaltar que a maior parte da mão-de-obra dos serviços públicos é licitada, o que acaba onerando mais o serviço. Com profissionais do próprio SAMAE o valor dessa obra será reduzido satisfatoriamente e com ótimo resultado", acrescenta Buzetti. 

O projeto da rede coletora e estação de tratamento do distrito foi realizado pela empresa Ecosol, após vencer a licitação 01/2013, na modalidade de Concorrência Pública. Os materiais também foram adquiridos, por meio de licitação, na modalidade de Pregão e foi vencido por três empresas - Tigre, Asperbras e Detroit Fundição.

A equipe do SAMAE iniciou as obras de construção da rede de esgoto na Taquara do Reino há 10 dias e já concluiu cerca de 600m. No total, a rede contará com 6000 m de extensão. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Taquara do Reino será construída em uma área que está sendo adquirida pela administração municipal e terá capacidade de coletar e tratar 285,53 m3 por dia.

"Após a coleta, o esgoto será enviado através do interceptor até a ETE, onde o esgoto passará por processo de tratamento totalmente biológico, sem adição de produtos químicos. Inicialmente passará pela Lagoa Anaeróbica e depois será conduzido para Lagoa Facultativa, após esse processo o esgoto, devidamente tratado, será destinado ao Ribeirão Abóboras, já com parâmetros de qualidade que em nenhuma hipótese prejudicará o ribeirão", garante Buzetti.

A previsão do SAMAE de iniciar a coleta e tratamento do Esgoto na Taquara do Reino é de 120 dias. "Entretanto, esse prazo dependerá das condições do tempo", ressalta o diretor-presidente da autarquia.

Núcleo de Comunicação/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.