Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel está investindo R$ 2 milhões na ampliação e modernização das redes de distribuição de energia elétrica em Sertanópolis, no norte paranaense. O conjunto de obras contempla troca de postes e fios da rede elétrica, a construção de um novo circuito e a instalação de novos equipamentos na subestação de energia da cidade.

O trabalho de reforço contempla tanto a fonte de abastecimento da cidade, oriunda de Bela Vista do Paraíso, quanto as redes presentes na área urbana. A rede de abastecimento será completamente reformada, com a troca de 22 quilômetros de fiação por cabos mais robustos e a implantação de 175 postes. Já nas redes que partem da subestação para alimentar casas, comércios e indústrias do município estão sendo substituídos 2,5 quilômetros de fiação.

Em ambos os casos, as estruturas localizadas em área urbana estão recebendo a tecnologia de rede compacta, que diminui em até 70% a frequência de desligamentos acidentais causados por contato dos galhos e outros objetos com a fiação. Isto ocorre porque os cabos são protegidos por uma capa de material polimérico, o que permite também a instalação dos fios  mais próximos entre si, reduzindo a necessidade de poda nas árvores. “Com este investimento teremos um ganho na proteção do meio ambiente, enquanto aprimoramos a qualidade dos serviços prestados à população”, afirma o gerente de Projetos e Obras da Copel, Marcos André Bassetto. Ele ressalta que as obras têm conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2017 e foram programadas para acompanhar o crescimento da cidade, possibilitando o atendimento a uma demanda maior por energia elétrica.

Desligamentos programados

A maior parte dos trabalhos em execução na região de Sertanópolis tem sido executada com a rede elétrica ligada, ou transferida para fontes alternativas; porém, alguns serviços exigem o desligamento da energia na área de atuação das equipes. Por isto, a Copel tem programado interrupções no fornecimento, como a ocorrida no último domingo, dia 28 de agosto.

A atividade é planejada em conjunto com a área de operação da empresa, que estuda a configuração do sistema, de modo a desligar o menor número de domicílios e durante o menor intervalo de tempo possível, além de dar prioridade para os finais de semana, de forma a minimizar os transtornos para o trânsito e o comércio locais. A programação dos desligamentos pode ser consultada no site www.copel.com e pelo aplicativo gratuito Copel Mobile.

Rakelly Calliari Schacht/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.