Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parceria entre Assistência Social e Leitura na Rua leva livros à população de Tamarana

A Secretaria municipal de Assistência Social e o Leitura na Rua Tamarana firmaram parceria para estimular entre os tamaranenses o hábito de ler. Antes inutilizadas, duas geladeiras doadas ao projeto foram grafitadas e enviadas para unidades da pasta, onde agora ofertam 470 títulos, principalmente obras literárias.

Uma delas, abastecida com 240 exemplares, teve como destino o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que fica ao lado do Complexo Esportivo Sebastião Sidônio de Araújo (Centro Social Urbano).

A segunda geladeira recebeu 230 livros e revistas e foi para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Professora Sueli Dias de Paula Oliveira, entre os jardins Juny e Esperança. Ambas foram entregues nesta segunda-feira (27), com apoio da Secretaria municipal de Agricultura.

As geladeiras funcionam como pequenas bibliotecas, mas não há necessidade de fazer cadastro prévio para ter acesso aos livros. Basta devolvê-los quando terminar de ler. Também são aceitas doações (exceto livros didáticos). A preferência é por títulos literários.

"Uma coisa sempre está interligada a outra: Educação, Saúde, Assistência Social. A gente acompanha um público heterogêneo e tem [pessoas de] várias idades dentro dos serviços. Principalmente nesse momento de pandemia, acho que esses livros vão ajudar bastante. Todo mundo está buscando alternativas, um novo jeito de ficar em casa, ocupar a cabeça das crianças e dos próprios adolescentes", analisou a secretária municipal de Assistência Social, Mariza Assumpção Jorge.

"As geladeiras ficaram muito bonitas. Alguém passou ali na frente e achou interessante, está convidado a entrar, recolher um livro, fazer a leitura, devolver, de repente trazer mais exemplares. É para todo mundo, não precisa ser público da Assistência Social", convidou a secretária.

Leitura na Rua

Criado em agosto de 2019, o Leitura na Rua Tamarana é uma iniciativa cidadã que busca estimular o gosto pelos livros, especialmente os literários, entre a população do município. Todo o acervo é composto por doações feitas por cidadãos e instituições.

A primeira geladeira foi instalada nas imediações da Prefeitura de Tamarana e da Câmara de Vereadores, ainda no ano passado, e também passou por grafitagem recente junto com as demais. Em breve, ela irá retornar para o mesmo local.

A pintura dos três equipamentos foi viabilizada financeiramente por colaboradores do projeto. O trabalho artístico ficou a cargo do grafiteiro Fugaz, de Londrina. Pessoas interessadas em doar livros para o Leitura na Rua Tamarana também podem entrar em contato com o e-mail leituranaruatamarana@gmail.com

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.