Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São relatos de experiências já vividas, histórias de quem enfrenta diariamente diferentes formas de opressão. A roda de conversa também abre espaço para temas leves e diversos como autoconhecimento, saúde emocional, cuidados com os filhos e o corpo, empreendedorismo e independência financeira.

Desde março deste ano, o Grupo Ser Mulher: Apoio e Bem Estar acolhe tamaranenses para um bate-papo sem barreiras a respeito de questões sobre o feminino. Realizada em parceria entre dois serviços da Assistência Social do município – o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) –, a iniciativa ocorre a cada duas semanas, sempre às quintas-feiras, nas dependências do Cras Professora Sueli Dias de Paula Oliveira (Rua Durval Azevedo Costa, 128, Jardim Esperança).

“A maioria [das mulheres] é [vítima de] violência psicológica. A gente percebe que muitas não conseguem desenvolver suas carreiras, seja estudando ou trabalhando, e, aí, ficam dependentes financeiramente dos seus companheiros”, explicou a psicóloga do Creas, Josiane Zorzenon.

“Quando surge uma situação de violência física, é muito mais difícil se desvincular dela por todo o histórico de violência psicológica e patrimonial. É a questão do ‘eu não tenho para onde ir, não tenho como me sustentar’”, prosseguiu a profissional.

O Grupo Ser Mulher é voltado para mulheres de mais de 18 anos, mas, para muitas, os problemas começam antes. “Também trabalhamos com casos de adolescentes que estão em situação de violência doméstica”, contou a psicóloga.

De acordo com ela, o projeto atua como porta de entrada para que sejam feitos os encaminhamentos necessários, mas, para quem não se sente à vontade para falar para o grupo, o Creas também realiza atendimentos individuais.

Este ano, o Ser Mulher já tratou de temas como bem-estar, trabalho, história de vida, infância, autoconhecimento, voto feminino e sexismo. Novas rodas de conversa estão marcadas para 25 de julho e oito de agosto. Durante o próximo mês, ocorre o Agosto Lilás, que busca a conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher, e essa temática será o foco dos próximos encontros.

Mais informações do grupo podem ser obtidas no próprio Creas, que fica na Rua Evaristo Camargo, 1206-B (em frente à Secretaria municipal de Assistência Social). O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone da unidade é o 3398-1930. O Cras também está à disposição para tirar dúvidas de interessadas. Seu telefone é o 3398-1960.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.