Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Saúde de Tamarana espera imunizar até 5.104 pessoas do município na vacinação contra a influenza que começa nesta segunda-feira (17). A secretária municipal de Saúde, Dalva Siena, que é enfermeira, fez a abertura simbólica da campanha na cidade durante a última quinta-feira (13), quando aplicou uma dose da vacina.

Neste ano, a vacina contra a gripe tem um novo público-alvo: os professores – tanto das escolas e creches públicas de Tamarana quanto das unidades particulares. Para tomar a dose, eles devem estar atuantes em sala de aula e apresentar um documento que comprove seu vínculo com a instituição de ensino.

A campanha também abrange idosos (com 60 anos de idade ou mais), crianças (de seis meses a menos de cinco anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas (de seis meses de idade em diante), profissionais da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como doença cardíaca congênita, doença cardíaca isquêmica, hepatites crônicas, Síndrome de Down, entre outras.

Em Tamarana, os postos de saúde do Centro (UBS Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (UBS Padre Carmel Bezzina) irão aplicar as doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já nas unidades da zona rural, a vacinação contra a influenza será realizada nos seguintes dias e horários:

  • UBS do Assentamento Mandassaia: toda segunda-feira, das 9h às 12h;
  • UBS do Assentamento Água da Prata (“Incra”): toda terça-feira, das 9h às 15h;
  • UBS do Bairro dos Moreiras: toda quarta-feira, das 9h às 12h;
  • UBS do Bairro Serraria: toda quinta-feira, das 8h30 às 14h.

A cidade também fará parte da mobilização nacional marcada para 13 de maio, um sábado em que unidades de saúde ficarão abertas exclusivamente para a aplicação das doses. Assim como em todo o Brasil, a campanha em Tamarana termina no dia 26 de maio.

A vacina protege contra três tipos de vírus. Para ser imunizado, é necessário apresentar o cartão do SUS e, de preferência, também a carteira de vacinação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis têm de estar com uma declaração médica que ateste a enfermidade.

Enfermeira de epidemiologia do município, Verinha Caetano salientou que a eficácia da vacina já está devidamente comprovada e ainda explicou que a adesão dos tamaranenses à campanha evita problemas de saúde mais graves no futuro. “Esse mito que a vacina vem para agravar o quadro do paciente não tem fundamentação teórica nenhuma. A vacina tem eficiência comprovada e evita situações mais delicadas, principalmente na população idosa, porque diminui o risco de internação”, afirmou ela.

Ao mesmo tempo, de acordo com a enfermeira, quem estiver com febre não deve ser vacinado. Além disso, conforme o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para aqueles que têm alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Para mais informações sobre a campanha de vacinação contra a gripe em Tamarana, a população pode ligar para a Secretaria de Saúde da cidade. O número é o 3398-1980.

ASCOM/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.