Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Tamarana e Região (Coocafat) recebeu da Prefeitura de Tamarana uma Chevrolet Montana que será utilizada para entregar alimentos que compõem a merenda escolar de unidades de ensino municipais e estaduais.

Fundada em 2015 e, atualmente, com 170 associados de Tamarana e de municípios vizinhos, a Coocafat comercializa, principalmente, hortifrútis. Os produtos são vendidos para as escolas por meio de editais de compra governamentais.

De acordo com o presidente da cooperativa, João Maria Borges, o veículo, que foi cedido através da lei municipal 1.328/2019, irá facilitar a entrega de alimentos nas unidades de ensino, pois, até então, o trabalho era feito individualmente, pelos próprios associados. “A tendência, agora, é dar uma alavancada”, resumiu ele. Em 2018, a Coocafat movimentou cerca de R$ 300 mil e, para 2019, estima que o montante alcance a marca de R$ 500 mil.

"Tamarana é forte na agricultura familiar e, por isso, temos que ser parceiros em iniciativas como a da Coocafat, que se organizou nos últimos anos e agora está em um nível bacana de desenvolvimento para a região",  analisou o prefeito Beto Siena. “É o nosso primeiro carro. Estamos satisfeitos com o município por ter entendido a importância da cooperativa”, disse a gerente da Coocafat, Rose Ferreira.

"Conseguimos providenciar esse veículo devido a todo esforço de renovação da frota da Secretaria de Saúde", acrescentou o prefeito. A picape compacta pertencia à pasta, que, desde 2017, recebeu duas novas ambulâncias (ainda há uma terceira que está por vir), duas vans e quatro carros.

A cessão da picape compacta ocorreu na quarta-feira (24). Além do prefeito e de integrantes da Coocafat, estiverem presentes no ato o secretário municipal de Agricultura, Fernando Macedo, e os vereadores Hector Siena Gobetti, Silvano de Oliveira (Silvano Verdureiro) e Tega Fabiano.

O município também deve ceder o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor para ser gerido pela cooperativa. Localizado às margens da Rodovia Victório Francovig, na área dos parques industriais de Tamarana, o prédio não tem sido utilizado.

A Secretaria municipal de Agricultura trabalha atualmente para adquirir os itens necessários para reformar o local – ação que, por sua vez, será  de responsabilidade da Coocafat. "Já que a cooperativa precisa crescer, ela vai ter espaço mais apropriado para atender agricultores e despachar seus produtos", contou o secretário Fernando Macedo.

Agroindústria

Reduzir o êxodo rural é, segundo a gerente, uma das principais metas da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Tamarana e Região. "Buscamos a geração de renda para que homens, mulheres e jovens permaneçam no campo", informou Rose Ferreira. Também conforme ela, a participação em editais para colocar em prática projetos como a implantação de produção agroindustrial faz parte dos objetivos da organização.

A Coocafat está à disposição para atender produtores rurais interessados em se associar. A cooperativa fica na Rua Otacílio Rochedo, 274, Centro, e atende no telefone 3398-5186.

NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.