Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Tamarana e Região (Coocafat) recebeu da Prefeitura de Tamarana uma Chevrolet Montana que será utilizada para entregar alimentos que compõem a merenda escolar de unidades de ensino municipais e estaduais.

Fundada em 2015 e, atualmente, com 170 associados de Tamarana e de municípios vizinhos, a Coocafat comercializa, principalmente, hortifrútis. Os produtos são vendidos para as escolas por meio de editais de compra governamentais.

De acordo com o presidente da cooperativa, João Maria Borges, o veículo, que foi cedido através da lei municipal 1.328/2019, irá facilitar a entrega de alimentos nas unidades de ensino, pois, até então, o trabalho era feito individualmente, pelos próprios associados. “A tendência, agora, é dar uma alavancada”, resumiu ele. Em 2018, a Coocafat movimentou cerca de R$ 300 mil e, para 2019, estima que o montante alcance a marca de R$ 500 mil.

"Tamarana é forte na agricultura familiar e, por isso, temos que ser parceiros em iniciativas como a da Coocafat, que se organizou nos últimos anos e agora está em um nível bacana de desenvolvimento para a região",  analisou o prefeito Beto Siena. “É o nosso primeiro carro. Estamos satisfeitos com o município por ter entendido a importância da cooperativa”, disse a gerente da Coocafat, Rose Ferreira.

"Conseguimos providenciar esse veículo devido a todo esforço de renovação da frota da Secretaria de Saúde", acrescentou o prefeito. A picape compacta pertencia à pasta, que, desde 2017, recebeu duas novas ambulâncias (ainda há uma terceira que está por vir), duas vans e quatro carros.

A cessão da picape compacta ocorreu na quarta-feira (24). Além do prefeito e de integrantes da Coocafat, estiverem presentes no ato o secretário municipal de Agricultura, Fernando Macedo, e os vereadores Hector Siena Gobetti, Silvano de Oliveira (Silvano Verdureiro) e Tega Fabiano.

O município também deve ceder o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor para ser gerido pela cooperativa. Localizado às margens da Rodovia Victório Francovig, na área dos parques industriais de Tamarana, o prédio não tem sido utilizado.

A Secretaria municipal de Agricultura trabalha atualmente para adquirir os itens necessários para reformar o local – ação que, por sua vez, será  de responsabilidade da Coocafat. "Já que a cooperativa precisa crescer, ela vai ter espaço mais apropriado para atender agricultores e despachar seus produtos", contou o secretário Fernando Macedo.

Agroindústria

Reduzir o êxodo rural é, segundo a gerente, uma das principais metas da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Tamarana e Região. "Buscamos a geração de renda para que homens, mulheres e jovens permaneçam no campo", informou Rose Ferreira. Também conforme ela, a participação em editais para colocar em prática projetos como a implantação de produção agroindustrial faz parte dos objetivos da organização.

A Coocafat está à disposição para atender produtores rurais interessados em se associar. A cooperativa fica na Rua Otacílio Rochedo, 274, Centro, e atende no telefone 3398-5186.

NCPMT

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios