Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mesmo com o Brasil em crise, o desemprego no Paraná desacelerou no último trimestre de 2015. A taxa de desocupação ficou em 5,8%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgados ontem (15) pelo IBGE. No trimestre imediatamente anterior o índice estava em 6,1%. Das 21 regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) registrou a menor taxa de desemprego do País no último trimestre do ano passado, com 5,2%.

Os números do Paraná ficaram bem abaixo da média do Brasil, que registrou no período uma taxa de desemprego de 9% de outubro a dezembro do ano passado, a maior da série histórica da pesquisa do IBGE, iniciada em 2012. Na média do ano, a taxa de desemprego no Brasil fechou em 8,5% em 2015. No Paraná, esse indicador ficou em 5,8%.

“Os dados mostram que, apesar de também ser afetado pela crise nacional, o mercado de trabalho do Paraná apresenta um maior dinamismo do que a média brasileira”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). No Paraná, a taxa de desemprego, que no ano passado atingiu seu pico no segundo trimestre, com 6,2%, começou a desacelerar no terceiro trimestre (6,1%) movimento que se manteve nos últimos três meses de 2015, com 5,8%.

Crise

Apesar do recuo, a taxa de desocupação no último trimestre de 2015 ainda é superior ao do mesmo período de 2014, quando estava em 3,7%. De acordo com Suzuki Júnior, o mercado de trabalho brasileiro foi afetado ao longo de 2015 pela combinação de aumento do número de pessoas dispostas a trabalhar com o crescimento de demissões.

“A recessão tem obrigado mais gente a procurar emprego. Pessoas que não trabalhavam estão indo ao mercado para completar a renda da família, o que tem gerado ainda mais pressão no mercado”, diz Suzuki. “A diferença entre o Brasil e o Paraná é, basicamente, o fato de que o Estado continua a gerar emprego, mesmo com a crise. O Brasil, por sua vez, vive uma combinação muito ruim. Mais pessoas buscando emprego e um mercado que está cortando vagas”, afirma.

População ocupada

De acordo com os dados do IBGE, a população ocupada no Brasil sofreu uma redução de 600 mil vagas no último trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014, somando 92,3 milhões. No Paraná, por sua vez, a população ocupada aumentou em 10 mil na mesma base de comparação, para 5,52 milhões.

Mais emprego

Entre os destaques na geração de vagas no Paraná está o setor de serviços domésticos, cujo volume de pessoas ocupadas aumentou em 16,8% no último trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014 – passando de 291 mil para 340 mil.

O setor de transporte, armazenagem e correio, registrou um acréscimo de 7%, com evolução de 272 mil para 291 mil pessoas ocupadas. O setor de administração pública (federal, estadual e municipal) aumentou em 6% o número de pessoas ocupadas, de 796 mil para 844 mil.

Na outra ponta, o destaque negativo foi o setor de informática, comunicação, financeiro e imobiliário, com recuo de 7% na população ocupada, para 546 mil no Estado.

Projeção

Para Suzuki Júnior, apesar de 2016 começar ainda sob os efeitos ruins da desaceleração da economia em 2015, a previsão é de melhora no mercado de trabalho a partir do segundo semestre, principalmente no Paraná. “O resultado ruim do Produto interno Bruto (PIB) do Brasil faz com que a melhora demore mais. Mas, com base no cenário que o Paraná vem apresentando, o mercado de trabalho estadual deve se recuperar mais rapidamente”, diz.

Rendimento

De acordo com o IBGE, os salários no Paraná também se mantiveram superiores à média brasileira. No último trimestre de 2015, o rendimento médio habitual real estava em R$ 2.064, 8% acima da média brasileira (R$ 1.913).

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.