Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) cumpriu a meta de produção e entrega de de 10 milhões de doses da vacina antirrábica para o Ministério da Saúde em 2014. A conquista fez com que a diretoria executiva decidisse elevar a produção neste ano, com intenção de entregar ao ministério 15 milhões de doses até o fim de 2015, um aumento de 50% sobre o ano passado.

A unidade responsável pela produção da vacina antirrábica é o Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Vacinas. O gerente do setor, Aurélio Santo Zeferino, explica que dessas 15 milhões de doses, nove milhões serão entregues ao ministério até setembro, quando é realizada a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.

“É desafiador ampliar a meta de produção, mas sabemos que é possível alcançá-la devido às melhorias obtidas no processo produtivo. No ano passado, tivemos duas conquistas importantes que potencializaram nossa vacina: o aumento da validade de um para dois anos e a diminuição da dose de dois mililítros para um, graças a estudos realizados no Tecpar que comprovavam a qualidade do produto”, explica Zeferino.

No último trimestre do ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou o aumento do prazo de validade da nova vacina antirrábica desenvolvida pelo Tecpar. O diretor da Biotecnologia Industrial, Júlio Salomão, ressalta que até então o imunobiológico era produzido com prazo de validade de 12 meses, mas estudos internos realizados pelo instituto constataram que a estabilidade da vacina se mantinha inalterada por 24 meses.

“Com a autorização do ministério, a produção do instituto com prazo maior garante ao Ministério da Saúde mais segurança para programar o fornecimento de vacinas aos estados e municípios que realizam campanhas de vacinação em todo o país”, salienta Salomão.

Qualidade da vacina

Há dois pontos fundamentais para avaliar a qualidade da vacina: a potência, que é o seu grau de proteção, e a estabilidade, que é o tempo em que o imunobiológico se mantém ativo. Estudos internos do Tecpar comprovaram que a potência do produto é muito alta, devido ao processo inédito usado em seu desenvolvimento. “Por essa razão, conseguimos alcançar a mesma eficácia de proteção com uma dosagem menor do produto”, pontua o diretor de Biotecnologia Industrial.

Hoje o Tecpar é o único produtor no mundo a desenvolver esse imunobiológico em escala industrial, produzindo a vacina por cultivo celular, utilizando o processo de perfusão, método inédito que permite a obtenção de uma vacina mais pura e capaz de induzir maior produção de anticorpos, sendo mais segura para cães e gatos, por não provocar efeitos colaterais.

Asimp/Tecpar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.