Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Inova Território será lançado pelo Sebrae/PR com o objetivo de incentivar a criação de startups por universitários do Vale do Paranapanema

Criar startups e fomentar o empreendedorismo e a inovação dentro da universidade são os principais objetivos do Inova Território, que será apresentado pelo Sebrae/PR a estudantes de quatro cursos de graduação da Unopar Campus Arapongas. Os detalhes do programa, que será digital e gratuito, serão divulgados nesta terça-feira (20), às 19h15, durante a realização da Semana Acadêmica da instituição.

A programação contempla quatro workshops, com os temas Design Thinking, Canvas, MVP (Mínimo Produto Viável) e Prototipagem, e Pitch para a banca avaliadora. Os encontros serão virtuais, sempre das 19h às 21h, em datas a serem definidas com a universidade.  O programa também contempla mentorias com empreendedores locais, que ocorrerão nos intervalos entre os workshops.

As atividades, que começam em maio, serão concluídas com a banca classificatória, que avaliará os melhores projetos apresentados, e o encerramento, quando será feita a apresentação dos pitchs para a comunidade local.

O lançamento do programa contará com a participação da startup Gestor Ideal, de Cambará, criada em 2015. A empresa desenvolveu um software para ajudar o micro e pequeno empresário a fazer o controle do empreendimento, traçar metas e fazer o planejamento do negócio de forma simples e eficaz. A ferramenta, comercializada por meio de planos de assinatura, faz uma análise em tempo real do mercado e dos clientes a um baixo custo. O negócio, que nasceu dentro de um evento do Sebrae/PR, deu tão certo que já recebeu investimento externo.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, conta que os três melhores projetos que resultarem da trilha de conhecimento terão direito a consultorias da instituição para análise de viabilidade. “O foco é levar conceitos de empreendedorismo e inovação e incentivar os estudantes a transformarem boas ideias em negócios”, afirma. A Unopar de Arapongas recebe alunos de toda a região, por isso, o projeto foi elaborado para atender e fomentar o desenvolvimento de todo o Vale do Paranapanema.

De acordo com o professor, Márcio Coelho Moreira, o Inova Território será apresentado aos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Administração e Publicidade. Moreira, que é coordenador dos quatro cursos na Unopar de Arapongas, destaca a importância de desenvolver a mentalidade empreendedora e despertar nos alunos o interesse em criar o próprio negócio. “Não é raro amigos de faculdade serem sócios de um negócio após a graduação”, lembra.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.