Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A vacina contra o HPV (Papilomavírus) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) desde março de 2014. Meninas de 11 a 13 anos devem se prevenir contra câncer de colo de útero, com o esquema vacinal de três doses.

No mês de setembro os pais e responsáveis deverão retornar com as jovens para a 2ª dose da vacina na UBS mais próxima de sua residência. Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação.

A vacinação e as demais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero vão possibilitar nas próximas décadas a prevenção da doença que é a segunda causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual. A vacina aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal.

A diretora de Vigilância em Saúde, Anadélia Liaschi Ducci, destaca a importância de todas as meninas receberem a vacina. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. Por isso vale destacar: vacinação é essencial para prevenir essa doença, que mata.”

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.