Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A vice-governadora Cida Borghetti visitou na quinta-feira (21) áreas afetadas pelas chuvas no município de Rolândia, na região Norte do Estado, e garantiu apoio do Governo do Estado na reconstrução dos danos. O município de cerca de 57 mil habitantes foi um dos mais atingidos pelo temporal da semana passada e decretou estado de calamidade pública, o que facilita o acesso a recursos estaduais e federais.

Acompanhada do prefeito Luiz Francisconi Neto, a vice-governadora visitou um dos locais de captação de água da Sanepar na cidade. A estrutura foi bastante danificada e o abastecimento só foi regularizado a partir da quarta-feira (20). Cida Borghetti assegurou que a Sanepar vai conceder desconto proporcional aos moradores devido aos problemas de abastecimento.

"O Governo do Estado dará o suporte necessário para a reconstrução das áreas afetadas de forma ágil e rápida. Também vamos auxiliar nas demandas junto ao Governo Federal", afirmou a vice-governadora, que é a responsável pelas relações com a União.

O prefeito Francisconi entregou à vice-governadora um relatório preliminar dos prejuízos e destacou que a resposta do Governo do Paraná foi ágil com o envio de funcionários da Defesa Civil, do Departamento de Estadas de Rodagem (DER) e da Sanepar. "Contamos com o apoio do Governo do Estado, que desde o primeiro momento colocou toda a sua à disposição estrutura para nos ajudar".

Cida Borghetti lembrou que na terça-feira (19) o governador Beto Richa anunciou a criação de um fundo para dar respostas rápidas aos danos causados por desastres naturais. O anúncio foi feito durante uma reunião com prefeitos das áreas atingidas e com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Visita

Cida Borghetti e o prefeito Francisconi visitaram estradas e pontes comprometidas pelas chuvas e estiveram no bairro conjunto Água Verde para conversar com moradores e comerciantes.

A vice-governadora adiantou que vai pleitear junto ao Governo Federal a liberação de uma ponte móvel para ser instalada na região rural da cidade e melhorar o acesso dos moradores.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil do Paraná atualizado no final de manhã desta quinta-feira, Rolândia teve mais de 9 mil casas danificadas, outras 50 destruídas e cerca de 36 mil pessoas afetadas. Ao todo, no Paraná, foram 59 cidades atingidas e cerca de 160 mil afetados.

AEN

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.