Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A atriz, produtora e locutora Priscilla Olyva tocou em um assunto muito delicado nesta semana de Dia das Mães. A opção por ter ou não ter filhos e o julgamento da sociedade.

"As meninas nascem e parece que são automaticamente programadas pela sociedade para namorar, casar e ter filhos. Os brinquedos, as brincadeiras, parece que tudo é direcionado para deixar claro o caminho natural de casar e ter filhos. Às vezes eu ia a restaurantes, por exemplo, via as mesas com um casal com crianças e pensava: 'Acho que não quero essa vida'. Aquilo não me dizia nada. Dali partiu o pensamento do 'será'. Será que é isso que eu quero?", conta ela.

Priscilla Olyva lembra que trabalhava na produção de uma peça de teatro quando tinha entre 23 e 24 anos. No texto de autoria de uma amiga, havia uma personagem que fazia muitos questionamentos sobre ter filhos, sobre ser mãe e sobre crianças: "Estava ouvindo e me questionei: 'Será que quero ser mãe?'. Não é que fui influenciada, mas o texto me fez parar para pensar e conforme eu ia me questionando, pesquisando, lendo a respeito, ia adquirindo mais informações até que cheguei à conclusão de que não queria ser mãe. Não sinto uma ligação forte. Adoro crianças, trabalho com crianças, dou aulas de teatro para elas, mas a maternidade é um universo que não tem nada a ver comigo".

"Comentei com a minha mãe, que sempre me apoiou na minha decisão, de como eu me sentia um extraterrestre quando falava que não queria ter filho: 'Como uma mulher não quer ser mãe?'. Falavam que eu ainda era nova pra decidir, mas conforme o tempo passou eu fui pensando na maternidade, percebendo e analisando os prós e contras, eu percebi que, para mim, os contras pesavam mais. E quando você descobre que não quer ser mãe, você descobre que você é praticamente uma bruxa dentro da sociedade. ' Como assim você não quer dar continuidade à espécie?'. E aí começam a surgir os problemas. Muitas pessoas acham que a sociedade está evoluída e eu brinco dizendo: “ procure falar que você, uma mulher de 30 anos, não quer ser mãe para você ver o que vai ouvir”. Escuto coisas do tipo: 'Essa escolha não é sua!', que eu sou egoísta, que eu estou indo contra a vontade de Deus...  Ok, caso hoje eu engravidasse mesmo sem querer, não sei se teria coragem de abortar, mas essa escolha existe.

“O lado positivo é que as mulheres estão assumindo mais essa posição, estão mais seguras para afirmarem que não querem ser mães", afirma a atriz que é casada com Fernando Valdujo.

Priscilla afirma que já conheceu casos de mulheres que após o nascimento dos seus filhos descobriram que não queriam ser mães: "É triste essa frase: 'Amo meu filho, mas se eu pudesse escolher, escolheria não ter tido'. Não dá para fazer um test drive! Sempre me questionam: 'E se você se arrepender?'. Posso adotar ou fazer uma inseminação artificial. “Muitas pessoas falam que só vou descobrir o que é amor verdadeiro depois que me tornar mãe, mas quem disse que o que sinto pelo meu cachorro não é igual ao que uma mãe sente pelo seu filho? Só quem sente o amor é que sabe a sua real intensidade".

Ela finaliza admitindo ficar triste ao ver que os questionamentos e julgamentos mais cruéis são feitos por mulheres, que deveriam ser as primeiras a apoiar essa decisão, visto que a gestação, o dar à luz, amamentar, sentir as dores do parte ainda são exclusividades delas: "As mulheres deveriam entender quando a outra que não quer ter filhos. Não dá para colocar um filho no mundo por colocar. Tenho que garantir educação, saúde, moradia e etc. Será que vou conseguir proporcionar para o meu filho uma vida estável? Precisa ser planejado. Uma das coisas que ouço em tom arrogante é: "Mas e seu marido? Ele não quer?'. Respondo que meu marido também não quer ter filho e a pessoa fica sem graça. Já vi casamentos terminarem porque um queria filhos e o outro não. Mas se um dia um de nós quiser nós vamos conversar. É muita intromissão das pessoas nesse ponto. Sou eu que vai amamentar, somos nós dois que vamos educar, moldar o caráter de um ser humano e mesmo assim as pessoas não entendem e nos cobram. Jamais não incentivei ou critiquei uma mulher por querer ser mãe, uma pena que o contrário ainda aconteça".

MF Press Global

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.