Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Diva Fitness Gabi Lubies fala sobre machismo, a luta por igualdade das mulheres, empoderamento feminino, preconceito e expectativa por dias melhores

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo o ocidente e simboliza a luta das mulheres pelo fim do machismo, do preconceito e por melhores condições perante a sociedade de vida, trabalho e reconhecimento.

A Diva Fitness Gabi Lubies é um ícone de beleza e empoderamento feminino e relata um pouco da sua relação com esta importante data: “Devido a certas circunstâncias, há tempos atrás eu era condicionada a achar que não fazia o menor sentido ter o Dia das Mulheres, se não tínhamos o Dia do Homem, achava que isso era uma forma de um preconceito travestido de reconhecimento.Só que minha percepção mudou, ainda bem, quando comecei a pesquisar, estudar sobre feminismo, sororidade, questões ligadas a mulher de um modo geral e principalmente quando comecei a observar os atos dos outros e em especial os meus. Fiquei em choque quando eu descobri que era muito machista e não percebia”. 

A Diva Fitness revela que foi condicionada a aceitar o machismo e a cultura do patriarcado com consequência de sua criação: “venho de uma criação, como a maioria das mulheres e homens, onde o patriarcado, para se sustentar, precisava e precisa replicar essa cultura de inferiorizar as mulheres para se manter vivo. Minha avó, quando vinham homens ou meninos maiores frequentar a casa dela, mandava minha mãe trocar o meu shorts e colocar uma calça, porque não ficava bem eu mostrar a perna já que podia despertar a “vontade” nos homens. Várias amigas passavam pela mesma situação. Ou seja, as meninas de certa forma seriam as responsáveis por 'provocar' os homens e isso daria uma anuência para algo que eles viessem a fazer”, revela

Gabi Lubies aponta que existe um legado cultural que infelizmente ainda está longe de ter seu fim: "É inegável o passivo histórico de tratamento de subespécie que nós mulheres fomos submetidas. Não faz muito tempo em que a mulher era propriedade dos pais e passava depois para o marido, não tinha direito de estudar, não podia votar, não podia usar calças, não podia decidir sobre sua própria vida, o nascimento de uma menina era lamentado enquanto o do “varão” era comemorado. Ainda hoje algumas culturas tratam as mulheres de forma como se tivessem menos valor que os homens e fazem isso de forma declarada, mas acredito que em todas, mesmo nas que dizem ter abolido o tratamento diferenciado, ele ainda exista e está longe de desaparecer”.

A Diva Fitness se posiciona contra situações de desigualdade que milhões de mulheres ainda tem enfrentado em suas vidas: "temos salários desiguais para os mesmos cargos em função do gênero, sofremos assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, temos que estudar e nos qualificar muito mais do que os homens para crescermos no trabalho, somos vítimas de feminicídio, preconceito, e para ter respeito somos obrigadas a adotar uma postura mais 'enérgica' ou até masculinizada nos postos de comando. Aí vem o patriarcado e dita qual é a postura esperada para a mulher que 'é para casar', assim como para aquela que é mãe, que é casada, para a viúva. Temos todo um roteiro de coisas que não ficam bem para a mulher falar, vestir, postar, comentar, curtir; somos incentivadas desde novas a competir umas com as outras. Isso precisa acabar”. 

Em tom de desabafo, Gabi Lubies sonha com o dia em que todos esses preconceitos sejam coisa do passado: “O Dia da Mulher é uma data importante, que nos lembra de nossa luta e nossa força. Sonho com o dia em que não precisaremos de uma data no calendário para conscientizar a sociedade que somos iguais aos homens em direitos. Mas por enquanto, que essa data comemorativa seja sempre um despertar para evidenciar que a luta ainda continua, para sensibilizar as pessoas a prestarem atenção em seus atos, no que acontece a sua volta para a causa do respeito à mulher”, conclui.

Hebert Neri/ MF Press Global 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.