Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dançar é definitivamente muito mais do que puro divertimento. A execução de passos coreografados, repetidos dentro de um método e com orientação profissional, proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental, o que é confirmado por especialistas.

A influencer digital mirim e participante do The Voice Kids 2019 Luisa Ferrari é um exemplo claro dos reais benefícios da dança para crianças. É o que revela Vanessa Ferrari, mãe da cantora infantil: “a dança foi fundamental para ajudar a Luisa a trabalhar expressão corporal, performance de palco e até mesmo respiração. Ela ensaia com a coreógrafa Laura Cauchioli três vezes na semana durante 45 minutos já há algum tempo e os resultados tem sido incríveis”.

Tainá Grando, uma das principais coreógrafas do Brasil na atualidade, reafirma os benefícios da dança para crianças: “qualquer atividade física é ótima para crianças, independente de ser dança ou não. É possível começar a dançar e frequentar aulas de danças com 3 ou 4 anos. A dança ajuda na disciplina, coordenação motora e a desenvolver as habilidades da criança, aprendizado esse que será estendido para toda a vida. No início do aprendizado de dança explora-se os movimentos naturais de cada criança, seu ritmo próprio, sua expressão, respeitando as condições físicas e psíquicas de cada idade, as necessidades globais e as aspirações de cada um”.

O educador físico e escritor Marcelo Santana reforça que é importante que os pais incentivem os filhos a se envolverem em atividades: “A expressão através da dança é algo muito peculiar, e por esse motivo os pais devem sempre estar alertas e incentivar seus filhos sempre com foco nos benefícios. Através da dança podemos auxiliar na redução de peso, mantendo o fluxo sanguíneo positivo, proporcionando condicionamento físico para a faixa etária, trabalho cognitivo e comportamental através dos ritmos e inclusão por trabalhar em determinados momentos em grupos. Se tratando de crianças e adolescentes, as aulas tem que ter um caráter mais lúdico e descontraído, pois assim ela vai se exercitar e suar e nem sequer perceber. Nessa faixa etária as atividades físicas não pode ser monótonas”.

Além dos benefícios físicos, os especialistas apontam que a socialização promovida pela dança nas crianças é muito positiva, além de envolver um caráter mais global, já que há o contato com outras artes e conceitos: “desde que a Luisa começou a fazer dança se tornou uma criança mais sociável e que se sente mais à vontade para interagir com as pessoas, o que é muito importante quando se tem uma carreira artística como ela”, conta Vanessa Ferrari.

Hebert Neri/ MF Press Global 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.