Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ainda existe um abismo entre homens e mulheres no que diz respeito a atuação no mundo do futebol, em especial na arbitragem. Mulheres tem sido igualmente exigidas em sua preparação mas não tem as mesmas oportunidades na arbitragem que os homens.

A Copa do Mundo 2018 tem sido palco de inovações no campo da arbitragem e da quebra de tabus. Primeira copa a utilizar novas tecnologias como o VAR (video arbitragem). Além disso, esta é a primeira que conta com comentaristas e narradoras mulheres.

Isabelly Morais, 20 anos, natural de Itamarandiba, Minas Gerais, fez história quando se tornou a primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo na TV brasileira, pela Fox Sports. Na Alemanha, pela emissora ZDF, a jornalista Claudia Neumann narra algumas partidas da Copa do Mundo da Rússia.

Contudo, ainda há um impedimento no mundo da bola para mulheres. A maior delas reside no aparentemente impenetrável campo da elite da arbitragem: não há na história do mundial árbitras atuando em partidas, nem mesmo no VAR. Existe um abismo entre homens e mulheres no que diz respeito a oportunidades, mas uma cobrança idêntica em exigências para as postulantes a ocupar a posição, inclusive no que tange ao teste físico, apesar de todas as vantagens físicas  e fisiológicas já sabidas do homem em relação a mulher no que tange a desempenho atlético e força muscular.

Além de cobranças em que a injustiça reside na igualdade quanto às exigências físicas, elas têm espaço pífio: em 2017, dos 215 árbitros da CBF, apenas 15 eram mulheres, o correspondente a 7%. Não apenas a CBF, mas a própria FIFA tem sido cobrada quanto a maior atuação feminina e a queda dessa última barreira.

Já está mais do que na hora de permitir o ingresso da mulher no mundo da bola. Em pleno século 21, é difícil entender os motivos pelos quais as mulheres, mesmo atendo às mesmas exigências dos homens, não tem espaço para exercerem a função de árbitro em um mundial como a Copa do Mundo.

A empresária, atleta e coach Renata Spallicci é uma referência na luta por igualdade entre os gêneros em empoderamento feminino, desenvolvendo diversas ações por todo o Brasil e através de suas redes sociais. Nessa temática do lugar da mulher no mundo da bola e na Copa do Mundo, Spallicci tem realizado uma série documentário em seu canal no YouTube, falando sobre a participação da mulher no mundo da bola, chamada “Elas na Copa”. Dentre as entrevistas realizadas, Renata conversou com a árbitra Regildene de Holanda, árbitra FIFA , e Renata Ruel, árbitra assistente da Federação Paulista de Futebol e da CBF: “É utopia dizer que não há preconceito. Já escutei inúmeras vezes, nos estádios, torcedores gritando “vai lavar roupa, vai para a cozinha”. Comenta Regildene.

O futebol não fascina apenas homens, e a cada dia tem atraído mais mulheres para a prática do esporte, mas talvez a sociedade demore a compreender isso de uma forma não sexista: “Desde pequena, aos domingos, a minha família se reunia para o almoço e para assistir aos jogos da TV. A paixão vem desde pequena, esse esporte me fascina. Gostaria que as mulheres tivessem sim mais espaço no futebol”, revela Renata Ruel.

Para Spallicci, a questão pode ser cultural, mas não há argumento técnico para não inserir mulheres na arbitragem: "Raramente vemos uma menina sendo estimulada  da mesma forma pelos pais, familiares e amigos. Não somente a jogar, mas até mesmo a se interessar por futebol. Algo cultural e que, provavelmente, ainda levará muito tempo para ser mudado, mas que precisa mudar".

Renata Spallicci acredita que é possível mudar esse quadro, e tem esperanças de ver em outros mundiais, mais participação feminina no campo da arbitragem: “O que queremos não é uma guerra contra os homens, ou um machismo invertido, e sim conscientizá-los de que há espaço para ambos, homens e mulheres, e que são igualmente capacitados. A paixão pelo futebol deve ter o potencial de nos unir, em um campo inclusivo e não exclusivo. Tenho esperança de ver nos próximos mundiais mais participação feminina, contribuindo com sua excelência e dedicação para fazer mais pelo esporte”.

MF Press Global

#JornalUnião

Empresária, atleta e coach Renata Spallicci - Foto: Bill Fotos / MF Press Global

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.