Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Seguindo as melhores práticas na gestão de resíduos sólidos oriundos da construção civil, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação, após consulta aos órgãos estaduais de controle do meio ambiente, em especial ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e ao Ministério Público do Meio Ambiente, editou o decreto nº210, de 20 de abril de 2017, que regulamenta a remoção e destinação de resíduos da construção civil, e dá outras providências.

O decreto complementa a Lei Municipal nº 2.449, de 18 de abril de 2011, que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos de Ibiporã. "Tal medida visa adequar o município às regras e regulamentações necessárias para o bom funcionamento das obras na cidade sem prejudicar o meio ambiente", argumenta o secretário de Obras, Alexandre Ferreira.

A partir de agora, ao realizar uma pequena reforma ou obra, o munícipe necessita contratar uma empresa de caçamba devidamente autorizada. O cidadão deve ficar atento, pois a multa para quem depositar entulho da construção nas calçadas, vias públicas, canteiros, jardins, áreas e logradouros públicos e corpos d'água é de R$500,00.

De acordo com o decreto, são proibidas a colocação, a troca e retirada dos recipientes no horário noturno, compreendido entre as 18 e às 7 horas. O prazo de permanência de cada caçamba nas vias públicas é de, no máximo, 10 dias corridos, compreendendo os dias de colocação e retirada do equipamento. Na região central da sede do Município, o prazo para recolhimento das caçambas abertas será de cinco dias.

Os demais serviços realizados pela Secretaria de Obras, tais como retirada de galhos, poda e madeira de mobiliário, estão mantidos e devem ser solicitados diretamente na Secretaria de Obras, mediante pagamento de taxa.

Conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverá ações de educação ambiental, controle e fiscalização necessárias à gestão desses resíduos. "É imprescindível que o cidadão compartilhe com o poder público a responsabilidade pela gestão dos resíduos, realizando uma correta coleta seletiva, melhorando, assim, a qualidade do meio ambiente e a saúde de todos", salienta o secretário de Obras.

Serviço

Empresas de locação de caçamba em Ibiporã

-Caçambas D´Italia: 3268-0645/98426-3123

- Ibientulhos: 3258-0835/98407-1829

- SóEntulhos: 3258-4810/98456-4596

ASCOM/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.