Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado 8 de março, muitos são os casos de assédio que são reportados e que endossam as estatísticas que apontam que ainda há muito a ser feito em defesa dos direitos das mulheres e contra o preconceito

A modelo Lien Porto relata  que sofre muito assédio por ser mulher: “o assédio acontece nas ruas, com cantadas indiscretas, no transporte público, com homens que não se controlam e querem passar a mão em mim, que tentam se encostar, que não respeitam, que acham que nós mulheres somos um pedaço de carne e que estamos ali para servir aos seus desejos. É lamentável”. 

Para a modelo, existe uma cultura de que o homem pode fazer o que quiser, e isto gera situações que beiram o absurdo: “lembro de um caso em Salvador de um homem que estava filmando com o celular por debaixo da minha saia enquanto subia a escada rolante. Achei aquilo um absurdo e parti pra cima, chamei a polícia, fiz um escândalo no shopping e o caso repercutiu muito”, comenta.

Lien Porto comenta que o Dia Internacional da Mulher serve como lembrança da desigualdade e preconceito que ainda existe e estímulo para não desistir: “Essa data nos lembra que a luta continua e do quanto é difícil ser mulher numa sociedade machista. Não é porque eu sou modelo, gosto de me cuidar, malho e tenho um corpo bonito que isso dá o direito dos homens serem grosseiros e virem me agarrar".

A modelo revela que sofre com o assédio desde criança e pondera que o assédio pode ser o começo de algo muito mais grave, que é o feminicídio: "Eu sofro desde a minha infância assédio por causa do meu corpo e há anos convivo com isso, mas isso não significa que este tipo de atitude machista tenha qualquer respaldo ou que eu concorde com isso. Nós mulheres somos fortes, independentes e podemos sim ser sensuais, ter liberdade para sermos femininas, alimentar nossa vaidade, sem ser vítimas do preconceito e pré julgamento ou sermos incomodadas por pessoas que não sabem seus limites. Pela via do assédio pode vir também o estupro, além dos casos de mulheres ao redor do mundo que tem sofrido violência e até vindo a óbito por esse motivo”.

Hebert Neri/MF Press Global 

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.