Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Diretora Executiva Renata Spallicci fala sobre como empreender em tempos de crise, e revela que o meio digital é uma boa alternativa para quem deseja começar.

A crise econômica e política no Brasil é uma das mais severas de todos os tempos, e as estatísticas são alarmantes: 13 milhões de desempregados segundo o IBGE e 60 milhões de pessoas inadimplentes em 2018, segundo o SERASA.

Neste cenário desfavorável, muitos pensam em empreender, começar um próprio negócio, já que o mercado está retraído e não tem contratado novos profissionais. Sabe-se no entanto que começar um novo negócio no Brasil também é uma via crucis, devido a alta carga tributária principalmente, e todos os desafios que o empreendedor de primeira viagem enfrenta, tanto que de cada 10 novos negócios, 6 fecham antes de completar 5 anos de abertura.

A Diretora Executiva do grupo farmacêutico Apsen, Renata Spallicci está há 15 anos envolvida diretamente com o mundo dos negócios, e enxerga oportunidades na crise: "é preciso entender que, como diz o jargão, enquanto muitos choram, as fábricas de lenço estão vendendo como nunca. O que é preciso é manter uma mente aberta, visionária, e enxergar aonde estão as oportunidades. A partir disso, quem deseja empreender deve ter a capacidade de se reinventar para atender a essa demanda, a esse mercado que ainda não havia sido atingido, e desenvolver produtos e soluções com esse formato".

O grupo Apsen é uma das maiores empresas do ramo farmacêutico do Brasil. Em  2017, o grupo obteve um faturamento de 650 milhões de Reais, e com visão de expansão em todos os aspectos para 2018 e anos vindouros.

Para aqueles que não dispõe de recursos financeiros para montar estrutura e contratar funcionários logo de imediato, Renata aponta que o digital, a internet, é uma boa alternativa. Empreender online é hoje uma interessante possibilidade para quem está começando: "a minha experiência de empreender online tem sido muito boa. Enxerguei a oportunidade e comecei a também investir no virtual, no marketing digital, nos infoprodutos. É muito mais barato, mas demanda também muita dedicação".

Renata aponta que muitos tem a ilusão de que empreender significa ter uma rotina que lhe permita trabalhar menos e ter mais tempo para procrastinar, trabalhando pouco, o que não é verdade: "aquela visão do empreendedor de pantufas em casa trabalhando não corresponde exatamente à realidade. Sem empenho e sem acompanhamento, o negócio tem poucas chances de dar certo. Trabalhar com mundo digital significa trabalhar bastante, e estudar muito. A flexibilidade de horários proporcionada pelo online não significa ter a rotina que quiserem, e sim que você terá autonomia pra tomar as decisões, mas também a responsabilidade por elas. É uma oportunidade no entanto na crise porque você começa com pouco investimento, e com o recurso que for entrando, como fruto do seu trabalho, pode reinvesti-lo conforme o tamanho das suas pernas, para alavancar o seu negócio". Afirma.

Na Apsen, Renata está  desde 2003 e pertence à terceira geração de uma empresa familiar,  iniciando como trainee, desde a sua época de faculdade. Até chegar à diretoria, Renata passou por todas as áreas da empresa para desenvolver uma visão holística dos processos e do negócio em si. A executiva estabeleceu-se na área administrativa, mas é engenheira química de formação, com pós graduacao em finanças e MBA para CEOs na Fundação Getúlio Vargas. Renata é diretora de assuntos corporativos e responsável pelas áreas de planejamento estratégico, GRI (governança, riscos e integridade) e marketing institucional.

Renata decidiu começar a empreender também no digital, com base no seu lado atleta e amante do fitness. Além de executiva é atleta profissional de fisiculturismo e uma das referências no Brasil em fitness e beleza. Há 3 anos, a executiva teve o ímpeto de profissionalizar a sua produção de conteúdo sobre fitness, qualidade de vida e motivacional. Assim, através do seu blog, que posteriormente foi compilado e se tornou um livro, intitulado "Do Sonho a Realização". Renata afirma que dedicou tempo de estudo e mentorias para lançar seus produtos digitais, como o programa online de emagrecimento "finalmente magro", feito com a colaboração de especialistas de áreas relacionadas, que tem alcançado alta satisfação dos clientes.

A atleta tem sido referência no empreendedorismo digital e também em engajamento social. Como coach e palestrante motivacional, ela tem promovido e participado de diversos eventos com o mote de empoderamento feminino, mudança de vida, motivacional e fitness. Renata é embaixadora do WBFF (World Beauty Fitness Fashion) no Brasil, e tem inspirado pessoas em todo o país a viver uma vida com propósito, vivendo mais e melhor: "o meu lema e a principal frase que deixo sempre aos que me acompanham é Busque seu propósitoeixe um Legado. Empreender não é apenas ganhar dinheiro e conquistar sua independência financeira. Pra mim, empreendedorismo também é tornar a vida das pessoas, sejam seus clientes ou pessoas inspiradas pelo seu trabalho, melhor e mais plena, tem um viés de empoderamento e justiça social".

Além dos produtos, Renata tem disponibilizado em sua rede social, com mais de 300 mil seguidores, dicas e conteúdo relevante sobre vida saudável, motivacional e material de referência para aqueles que desejam mudar de vida em todos os aspectos, de dentro para fora.

MF Press Global

Clique nas fotos para ampliar

Foto: MF Press Global
Foto: MF Press Global
Foto: MF Press Global

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.