Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quarta-feira (13), às 9 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai lançar o Projeto Educação Animal, que prevê o trabalho de conscientização sobre a posse responsável dos animais junto a crianças da rede municipal de ensino. A solenidade será realizada na sede da Escola Municipal Noemia Alaver Garcia Malanga, situada à Rua da Ginástica Olímpica, 341, no Olímpico.

O projeto de lei foi proposto pela vereadora Daniele Ziober Sborgi. Nele está previsto o trabalho de conscientização da escolha pelo convívio das pessoas com os animais, tendo em vista a responsabilidade dos seres humanos e a relação de amor e cuidado que isso compreende.

Inicialmente, o projeto será implementado em 15 escolas da rede municipal, a começar pela Noemia Alaver Garcia Malanga, que a partir de quarta-feira (13) receberá os profissionais. Destas, serão 12 unidades da área urbana e três da rural. Ao todo, cerca de mil crianças, de 7 a 8 anos de idade, participarão das ações neste ano. A intenção é que, em 2018, todas as escolas recebam o projeto.

Para colocá-lo em prática, três professores do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e seus estagiários vão às escolas conversar com os alunos do 2º ano. De forma lúdica, com o uso de fantoches e slides ilustrativos, eles abordarão a questão dos cuidados com os animais, mostrando que os bichos não são objetos que os homens podem manipular como um brinquedo. Mas, que eles têm sentimentos, emoções e necessitam de cuidados diários de higiene, alimentação e saúde.

Os profissionais também ensinarão às crianças sobre castração e a importância de os bichos não se reproduzirem de forma desenfreada. Isso porque, sabe-se que a melhoria na condição de vida do animal contribui para a prevenção de agravos e trata-se de uma questão de saúde pública.

Além disso, os professores e os estagiários falarão também sobre maus-tratos e a não aceitação da violência cometida contra animais. Para enfatizar essa questão, o projeto conta com a participação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) SOS Vida Animal. Os voluntários vão levar os animais que já sofreram abusos, violência e crueldade e que foram resgatados pela entidade. Assim, os alunos poderão manter contato com esses bichos.

Segundo a professora de Medicina Veterinária e coordenadora do projeto pela Unifil, Joice Elaine Teixeira Campanha, a ideia de elaborar uma ação junto à comunidade surgiu após estudos do grupo de pesquisa em Saúde Pública da instituição. “A ideia surgiu no grupo de pesquisa de Saúde Pública, em que percebemos que o efeito de se conversar com a população adulta é diferente e tem menos efeito do que a conversa com as crianças. Trabalhando as questões dos maus-tratos, da não castração e dos cuidados que os animais requerem desde pequeno conseguimos construir uma população mais consciente. Por isso, nossa intenção é formar protetores mirins de animais, que se virem os pais, parentes ou vizinhos fazendo algo errado possam instrui-los do certo”, explicou.

Já a Guarda Municipal, que também participa da ação, levará os cães treinados. A intenção é mostrar para as crianças que os animais, além de serem amigos dos seres humanos, também ajudam na proteção e segurança das pessoas.

Para a coordenadora das ações nas escolas, da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, a ideia foi trazida pela vereadora Daniele e muito bem aceita pelo Poder Público. “A vereadora nos trouxe a ideia da parceria da Prefeitura e das entidades da área e através das estatísticas mencionadas e dos casos de maus-tratos aos animais que ficamos sabendo, achamos muito importante trabalharmos isso nas escolas. A idade escolhida para isso também é propícia, porque eles compreendem a informação repassada e conseguem assimilar de forma correta. Assim, eles se conscientizam e ajudam a cuidar dos animais, da alimentação correta, do banho e de outros cuidados essenciais”, disse.

Após a ida às escolas municipais, o projeto prevê uma segunda etapa que é a visita dos alunos ao Hospital Veterinário da Unifil. No local, eles poderão ver animais de médio e grande porte, que são atendidos pela entidade, como cavalos, ovelhas e porcos. Ao final, os alunos irão receber uma cartilha para fixação do conteúdo e uma “credencial” de agentes protetores de animais (AGENTE PET).

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.