Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na quinta-feira (1º), representantes da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) se reuniram para debater a implementação de um programa de informatização e mapeamento da arborização viária da área urbana do município de Londrina. A reunião foi realizada no setor do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (Siglon), na sede administrativa da Prefeitura.

Segundo a gerente de áreas verdes da Sema, Simone de Oliveira Fernandes Vecchiatti, até o momento, o município não conta com um projeto como este. Ele será utilizado para a elaboração de um mapa da arborização na cidade levando em consideração a manutenção e o gerenciamento das árvores da cidade, além das condições fitossanitárias das espécies.

O levantamento da arborização viária, incluindo calçada, canteiro central, rotatória e praças, irá considerar os espécimes sob a responsabilidade pública municipal. Nele estarão contidas informações sobre as espécies de árvores plantadas no município, se são nativas, exóticas ou invasoras. Os parâmetros de avaliação das árvores levará em conta a área de entorno onde o espécime está localizado, com a identificação daquelas que necessitam de substituição, erradicação, tratamento de pragas e outras medidas e adequação ao local.

Atualmente, a Prefeitura não conta com essas informações específicas e o tratamento de catalogação das espécies é feito manualmente em papel, para depois ser digitalizado. Com a parceria com os especialistas do SIGLON e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Londrina espera-se criar um software que torne possível transferir as informações diretamente para os tablets, sem ser necessário o uso do papel.

Para a secretária municipal de Ambiente, Roberta Queiroz, a informatização dos dados acrescente em muito o trabalho já realizado pelos servidores da Secretaria de Ambiente. “A informatização das informações vai ajudar a economizar papel, melhorar o acompanhamento dos processos de vistoria e execução, a população terá acesso aos dados, o que garante mais transparência na disponibilização das informações, celeridade no processamento, melhoria na logística dos serviços de substituição, erradicação e controle de pragas e da necessidade de plantio, e mais segurança, pois as informações não vão se perder e terão mais espaços físicos liberados dado a eliminação de grandes quantidade de arquivos e papéis”, explicou.

Essa foi a primeira reunião que a Sema realizou com o propósito de implementar o programa. De acordo com Simone, agora será iniciado o trabalho de levantamento de dados e informações, assim como estudos comparativos com projetos de outras cidades pioneiras como Nova Iorque e Campinas (SP), assim como a escolha pela melhor metodologia a ser aplicada. Depois de reunidas todas as informações, elas serão repassadas para os profissionais do georreferenciamento da Prefeitura para que eles utilizem essas informações para a criação de um mapa digital e para os da Tecnologia da Informação para que estes elaborem um programa de informática a ser utilizado pelos fiscais da Sema, durante os trabalho em campo.

“Nossa intenção é adequarmos o plantio das árvores na área urbana, com o contido no Plano de Arborização do Município. No futuro, pretendemos disponibilizar as informações para toda a população como já é feito com o EIV online”, disse Simone.

A intenção é ampliar o projeto de aplicativo para outras áreas como a Educação Ambiental e o paisagismo, assim como firmar parcerias com a comunidade em geral e com as instituições de ensino superior da cidade. Para que as pessoas possam auxiliar na alimentação de banco de dados.

Os estudos e o mapeamento das árvores começará pelas maiores avenidas e ruas da cidade e pela região central, dada a idade avançada desses espécimes. O estudo da emissão de carbono, apresentado semana passada pela Prefeitura, também contribuirá para o enriquecimento das informações e para trabalhos de compensação da emissão de gases.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.