Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Há sempre algo positivo numa crise. E não será diferente com essa que se instalou no país e que impede a retomada da normalidade institucional e econômica da nação. Sem dúvida, o brasileiro sairá dela mais forte, consciente de seus direitos e sabedor de que cidadania precisa ir além do conceito burocrático.
Aos agentes públicos cabe entender esse momento emblemático e criar mecanismos que colaborem com a necessária guinada de rumo que o país precisa dar, e que os brasileiros tanto querem.

Em plena era da informação, não é mais aceitável que as pessoas não tenham ferramentas para fiscalizar o uso que o governo faz dos recursos dos impostos pagos por todos. Reforço aqui: transparência é sempre a melhor arma contra a corrupção.

No Governo do Paraná a prioridade é facilitar o acesso da sociedade às informações sobre a aplicação dos recursos públicos, um trabalho já reconhecido por instituições como a OAB-PR e os conselhos de economia e contabilidade, que elogiam a eficiência do Portal da Transparência do Estado.

Nós entendemos que no setor público transparência é para todos e para tudo. Assim, causa estranheza a resistência de três universidades sustentadas pelos impostos cobrados dos paranaenses de ingressar no sistema que faz a gestão do gasto com a folha de pagamentos dos servidores estaduais.

A determinação para que todas as secretarias e órgãos do Estado sejam incluídos na plataforma RH Paraná - Meta4 partiu do governador Beto Richa, em respeito à Lei de Transparência e imposições do Tribunal de Contas do Estado.

Sabíamos que haveria alguma resistência nos setores mais conservadores do serviço público. Mas não imaginávamos tamanha dificuldade justamente no mundo acadêmico, costumeiramente aberto a novas ideias e sensível às mudanças.
Tentarei ser o mais claro possível: o Meta4 não interfere em absolutamente nada na vida das pessoas ou na autonomia das instituições! Em palavras simples, é um arquivo com a lista completa de todos os funcionários públicos do Estado e a composição salarial de cada um, o que permite controle sobre despesas, como salários, gratificações e licenças especiais.
Não queremos confronto com as universidades porque isso só prejudicaria os estudantes. E isso nunca foi nosso objetivo. Mas é preciso entender que é direito de quem paga os nossos salários saber quantos somos, onde estamos e quanto recebemos. Queremos cidadania plena! Apenas isso.

Portanto, reforço que não abriremos mão de garantir esse direito do povo paranaense. E peço a todos os servidores do estado que ajudem o governo a simplesmente fazer a coisa certa.

Valdir Rossoni é chefe da Casa Civil do Governo do Paraná e deputado federal licenciado.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.