Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Duo baiano, BAYO anuncia disco e antecipa projeto com o single “Salvation”

Trazendo as participações especiais de Japa System e Mestre Mario Pam, projeto mergulha nas relações geográficas, culturais e espirituais dos países banhados pelo Atlântico Sul

Ouça aqui: https://youtu.be/QPRzaZ77w6U

Abrindo os caminhos para o seu segundo EP, “Atlântico Sul”, BAYO acaba de lançar SALVATION em todas as plataformas digitais.

A faixa mergulha nas relações geográficas, culturais e espirituais dos países banhados pelo Atlântico Sul, buscando compreender como as águas e a história separam mas também unem países como Brasil, Nigéria e Argentina.

A letra da canção, escrita em parceria com Fábio Cascadura, diz “corrente de ferro, corrente de mar, uma te prende outra leva a você (...) O mar que separa me liga a você” e mostra o desejo de estreitar relações, construir novos caminhos de encontro, sem contudo deixar de reconhecer que as rotas e correntes do Atlântico Sul já serviram ao cruel objetivo de escravizar.

Com a percussão forte, orgânica e viva de Japa System e Mestre Mario Pam mesclam-se aos riffs de guitarra e elementos eletrônicos característicos do duo. O coro de vozes no refrão traz uma brasilidade mais festiva à canção que tem um "jeito Caymmi” de salvar as águas e os mistérios do mar. A mixagem é de Dudu Marote.

“Com PEIXE, nosso primeiro disco, tocamos em festivais com artistas de muitos lugares do mundo e a cada evento nos sentimos, além de baianos e brasileiros, cada vez mais sul-americanos e conectados ao mundo de uma forma mais ampla. Veio o desejo de falar sobre essa sensação de pertencer e expandir”, conta Nina Campos.

Entre as principais inspirações do projeto estão Olodum, Bjork, Ramiro Musotto e Timbalada. “O nosso som chega com esse olhar de alguém que sempre transitou no universo alternativo, mas não deixou de sentir as influências da rádio, do carnaval e das festas de largo. Falamos de uma realidade litorânea, urbana e caótica, da qual fazemos parte”, finaliza Graco.

BAYO

Formado pelo músico, compositor e produtor baiano Graco em parceria com Nina Campos, BAYO revisita as raízes do samba-reggae e dos sambas-afro, mixando referências de uma Salvador litorânea, urbana e caótica, riffs de guitarra e beats eletrônicos.

O projeto é fruto das experiências acumuladas nos anos de trabalho que ambos tiveram com diversos gêneros musicais. Graco fez parte da banda de hard core Inkoma, da banda Scambo e atualmente se dedica ao projeto Bailinho de Quinta. Nina integrou a Flauer e hoje se dedica ao punk rock da Macuma Love.

A primeira faixa do duo, “Paraguaçu”, faz parte da coletânea  “Bahia Music Export” e da compilação inglesa “The Rough Guide to Psychedelic Samba”. A segunda, ”Peixe”, parceria com Fábio Cascadura, foi uma das finalistas do XIII Festival da Educadora, enquanto o terceiro single, “Oriente”, também ficou entre as selecionadas para o mesmo festival na sua XV edição.

Em 2017, Graco e Nina realizaram seu show de estreia durante o “Festival no Caminho”. Foram acompanhados dos percussionistas Mestre Mario Pam (Ilê Aiyê) e Nanny (Cortejo Afro). Em 2018, participaram das programações do “Panorama Lado BA”, do “LáLá B” e “Festival Hype”, por onde circulam artistas de destaque da atual música baiana e brasileira.

Em 2018, divulgaram o primeiro disco, "Peixe". A faixa-título do registro, uma parceria com Fábio Cascadura, foi a música baiana mais executada na Educadora FM e também ganhou versão audiovisual assinada pelo consagrado diretor Rafael Kent. Com esse repertório, tocaram no Festival Sangue Novo e Digitália.

Dois anos depois, já em 2020, BAYO lançou o single “Correnteza” em parceria com Nikima e participou do Festival Espanhol “Percumon”. Atualmente, dedicam-se ao seu segundo EP, previsto para agosto, “Atlântico Sul". Projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.